quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Um hino às jovens mulheres que ousaram ir mais além



Edimburgo, final do século XIX, epidemia, pobreza e fome. É neste cenário que Dana Schwartz narra uma história simultaneamente sedutora e perversa, oferecendo aos leitores um retrato realista de uma sociedade desigual, carregada de obstáculos, sobretudo para as mulheres, mas onde o amor da juventude funciona como motor de mudança. Anatomia: uma história de amor é publicado pela Porto Editora a 9 de fevereiro.

Com um registo envolvente e bem-humorado, Dana Schwartz guia os leitores por uma trama complexa. Hazel parece ter tudo, mas escapa-lhe o seu maior sonho: ser médica, porque é uma mulher num mundo de homens. Jack tem muito pouco para sobreviver, mas a sua coragem ajuda-o nessa missão. Os dois ajudam-se mutuamente e daí resulta uma história de amor, de um pelo outro, mas também de amor a uma causa: derrubar as normas de uma sociedade que se recusa a acolhê-los.

Anatomia: uma história de amor é um romance feminista, que combina detalhes históricos com questões da atualidade e que a autora admite ser o livro que gostava de ter lido quando era uma jovem adulta: “com uma heroína ambiciosa e um primeiro amor arrebatador”.

Sinopse

Hazel e Jack são dois jovens curiosos e sonhadores, que se cruzam em circunstâncias bizarras, na conservadora sociedade de Edimburgo.
Hazel é aristocrata e foi educada para encontrar um bom marido, mas o seu sonho é ser médica. Por isso, veste-se de homem e frequenta as cobiçadas aulas de anatomia do Dr. Beecham, até ser banida, quando todos percebem que é mulher.
Jack não tem um teto sobre a cabeça, mal ganha para comer, e sobrevive desenterrando corpos para a Sociedade Real de Anatomistas de Edimburgo. Um negócio lucrativo, mas muito perigoso, sobretudo quando alguns dos seus amigos começam a desaparecer misteriosamente.
Os caminhos de Hazel e Jack cruzam-se, inevitavelmente. Os dois terão de trabalhar juntos para revelarem os segredos enterrados no coração da sociedade de Edimburgo. E, pelo caminho, descobrirão os que se escondem nos seus próprios corações.

Sobre a Autora

Dana Schwartz é argumentista e a criadora de um podcast de história de sucesso, chamado Noble Blood. Colaborou como jornalista e crítica nas publicações Entertainment Weekly, Marie Claire, Glamour, GQ, Cosmopolitan, Vanity Fair, entre outras. Vive em Los Angeles.