quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Estreias de cinema de 23 de Fevereiro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda

Nascido em Renazzo, a 28 de Abril de 1916, Ferruccio Lamborghini ficou na história por ter fundado a Lamborghini, uma das mais emblemáticas marcas do mundo automobilístico. Filho de agricultores, foi em 1948 que, aproveitando o seu gosto pela mecânica e as transformações ocorridas no pós-guerra, criou a Lamborghini Trattori, uma marca que se especializou em equipamentos agrícolas e que se tornou muito popular na época. Com a empresa em crescimento, Ferruccio aventurou-se no fabrico de carros de luxo e de alta performance criando, em 1963, a Automobili Lamborghini, que viria a ser o seu projecto mais conhecido. Na década de 1970, algo desiludido com o mundo dos negócios, vendeu as suas empresas e mudou-se para uma propriedade da Umbria, perto do lago Trasimeno, onde passou a produzir vinhos, cujo sucesso perdura até aos dias de hoje. Ferruccio Lamborghini faleceu de causas naturais a 20 de fevereiro de 1993, aos 76 anos. 
Neste filme, com assinatura de Bobby Moresco e protagonizado por Frank Grillo, Mira Sorvino e Gabriel Byrne, acompanhamos os altos e baixos da sua vida pessoal e profissional, assim como a eterna rivalidade com Enzo Ferrari. 



Viver

Em 1953, a cidade de Londres, tal como quase toda a Europa, recupera da devastação económica e humana originada pela Segunda Grande Guerra. O inglês Rodney Williams (Bill Nighy) tem um trabalho monótono num escritório governamental e há muitos anos que sente os dias sempre iguais. Mas é só quando lhe é diagnosticado um cancro terminal que se dá verdadeiramente conta do vazio existencial em que se encontra. Determinado a manter o seu estado de saúde em segredo, aproveita os últimos dias que lhe restam para experienciar uma série de coisas e deixar marcas nas pessoas à sua volta.
Estreado no Festival de Cinema de Sundance (EUA), onde esteve em competição, este drama foi realizado por Oliver Hermanus, que readapta a história narrada no filme “Ikiru” (1952), de Akira Kurosawa que, por sua vez, se inspirou na obra “A Morte de Ivan Ilitch", escrita por Leo Tolstoy (1828-1910). “Viver” tem duas nomeações para os Óscares: melhor actor (Nighy) e argumento adaptado (Kazuo Ishiguro, escritor nipo-britânico vencedor do Nobel de Literatura em 2017). 



O Urso do Pó Branco

A acção é vagamente inspirada em factos reais ocorridos em Dezembro de 1985, no estado do Kentucky (EUA), quando um urso-negro foi encontrado morto depois de ter ingerido uma enorme quantidade de cocaína (avaliada em vários milhões de dólares) atirada de uma avioneta por narcotraficantes. Numa mistura de terror e comédia, o filme ficciona as eventuais acções do animal antes da overdose que lhe provocou a morte. Aqui, famílias em passeio pela floresta, traficantes da pior espécie e agentes da autoridade vêem os seus caminhos cruzar-se com um animal intoxicado pela droga, com força, agilidade e agressividade exponenciadas ao limite.
Produzido, realizado e escrito por Elizabeth Banks ("Um Ritmo Perfeito 2", “Os Anjos de Charlie”), que segue um argumento de Jimmy Warden, “O Urso do Pó Branco” conta com actuações de Keri Russell, O’Shea Jackson Jr., Christian Convery, Alden Ehrenreich, Jesse Tyler Ferguson, Brooklynn Prince, Isiah Whitlock Jr., Kristofer Hivju, Hannah Hoekstra, Margo Martindale e Ray Liotta – numa das últimas aparições em cinema antes do seu falecimento, a 26 de Maio de 2022, quando se encontrava em filmagens do filme “Dangerous Waters”, de John Barr.