terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Pompeia como nunca a lemos



No ano 79 depois de Cristo, a 24 de agosto, uma gigantesca erupção do Monte Vesúvio fustigou a cidade de Pompeia. Uma das cidades mais vibrantes da Antiguidade ficou assim coberta por um manto vulcânico impiedoso – uma tragédia que, malgrado a destruição, também preservou um pedaço da História. 

Num enlace magistral entre factos históricos e ficção, é este mundo que Elodie Harper nos propõe conhecer, através das páginas de um romance que parte de uma pesquisa apurada para se revelar uma narrativa cativante: com pleno vigor desde a primeira página, é impossível parar de ler. Sejam bem-vindos ao covil de Pompeia… 

Amara foi em tempos uma filha adorável e muito amada, até que a morte do seu pai lançou a família na ruína. Agora, é propriedade de um homem vil e vive como escrava no infame bordel da cidade de Pompeia. O seu único valor é o desejo que incendeia nos homens, contudo, o espírito de Amara não está nem destroçado, nem cativo. Inteligente e engenhosa, determinada a sobreviver e rodeada de mulheres cujos sonhos também partilha, Amara rapidamente percebe que tudo nesta cidade tem um preço, até a liberdade. Mas a sua, quanto custará?

Riquíssimo em detalhe histórico, mas com prosa viva e muito visual, O Covil de Pompeia é, pela sua beleza e pela sua brutalidade, um romance eletrizante que narra as existências invisíveis – e indizíveis – de mulheres destemidas que fizeram o seu caminho num mundo dominado por homens. E Amara terá a sua vingança. O Covil de Pompeia está disponível nas livrarias a partir de dia 2 de março.

Sobre a Autora

Elodie Harper é jornalista e, agora, também uma autora bestseller. Atualmente, é repórter na ITV News Anglia e, antes disso, trabalhou como produtora no Channel 4 News. Harper estudou latim e poesia clássica, no original e em tradução, como parte da licenciatura em Literatura Inglesa da Universidade de Oxford, o que instigou o seu interesse e paixão pelo mundo antigo. O Covil de Pompeia é o primeiro romance numa trilogia acerca das vidas das mulheres nesta cidade ancestral e mítica.