As cidades de Lisboa e Porto vão receber, pela primeira vez, o concurso Tascando, um projeto que visa premiar as melhores tascas de Portugal e, como consequência, procura promover a gastronomia típica portuguesa. Este concurso, nascido no Brasil, que terá a primeira edição este ano em Portugal, desafia os estabelecimentos típicos portugueses a desenvolver o seu melhor prato ou petisco e a competir pelo primeiro lugar de melhor tasca portuguesa.
Com o mote, “Quem não tasca não petisca”, a iniciativa terá, além do público participante, um júri composto por mais de 40 pessoas, entre elas especialistas da área e jornalistas que acompanham o setor da gastronomia, e irá avaliar as 40 tascas tradicionais inscritas nas duas cidades. A participação destas tascas familiares não acarretou custos adicionais para os espaços, sendo que o projeto conta com o patrocínio das marcas Estrella Galicia e Coca Cola.
A avaliação terá diferentes parâmetros tais como o atendimento, a temperatura da bebida, a higiene do estabelecimento e, naturalmente, o próprio petisco ou prato. Assim, o prato terá 70% do peso da pontuação e as outras categorias terão um peso de 10% cada uma. O júri e o público terão, cada um, 50% do peso dos votos, sendo que o voto popular será através de urnas presentes nas 40 tascas aderentes, onde poderão avaliar todas as tascas visitadas.
O concurso “Comida di Buteco” - projeto irmão do Tascando - ganhou uma notoriedade acrescida no Brasil. Nascido em 2000, na cidade de Belo Horizonte, o concurso sempre procurou trazer de volta o espírito de convívio e familiar que se vive em ambiente de tasca. No ano de 2023, o concurso atingiu 1 milhão de votos (recorde de todas as edições), com mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente nos “butecos” e um impacto direto na cadeia de “butecos” aderentes de mais de 300 milhões de reais, o que equivale a cerca de 55 milhões de euros.
Miguel Moreira, Coordenador do Tascando comenta que “É com enorme entusiasmo que anunciamos a primeira edição do Tascando em Portugal. Este é o concurso que procura enaltecer os sabores com que todos crescemos e a gastronomia portuguesa na sua globalidade. A adesão das diferentes tascas, em Lisboa e no Porto, foi notável e contamos com um júri com muita experiência, bem como com todos os participantes para fazerem desta iniciativa algo memorável e que perdure.”
“Queremos que esta primeira edição crie o tónico para que olhemos para as tascas como peças fundamentais na dinâmica gastronómica portuguesa e, desta maneira, as valorizemos como ponto essencial de convívio com amigos e família. Uma parte da nossa alma e cultura está refletida nestes espaços e é nossa obrigação contribuir para a preservação dos mesmos. Esperamos que esta primeira edição seja um sucesso por termos a participação do público, termos connosco um júri conceituado e, especialmente, 40 tascas ávidas de mostrar o porquê de serem as melhores em Portugal”, acrescenta Miguel Moreira.
Para Alexandre Lino, Commercial Development Director Iberia da Coca-Cola Europacific Partners afirma que “Cada vez mais é importante enaltecer os momentos de socialização entre Amigos e Família, construído sobre os valores básicos da nossa sociedade. Este programa ao qual nos quisemos juntar desde a 1ª edição, é a conjugação perfeita da cultura gastronómica Portuguesa com a tradição do convívio à volta das mesas de refeição, alicerçado nos ingredientes de qualidade tao típicos de Portugal, conjugado com a iconicidade das nossas bebidas para uma combinação perfeita. A verdadeira magia acontece quando esta realidade se concretiza em pequenos momentos de felicidade, potenciadas com iniciativas como o “Tascando”.
O concurso irá ter início no mês de maio nas duas cidades. Para conhecer as tascas a concurso e para conhecer a dinâmica do concurso, basta consultar o site e as páginas de Instagram e Tik Tok.