Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Garfield: O Filme
Garfield era ainda um gatinho quando resolveu adoptar Jon, numa altura particularmente solitária da vida dele. O tempo passou, o gato cresceu (e engordou), mantendo-se sempre fiel à sua natureza preguiçosa, comilona e divertida.
Mas a placidez da sua vida ao lado de Jon e de Odie, o seu companheiro canino, muda drasticamente quando Garfield se cruza com Vic, o seu aventureiro – e muito irresponsável – progenitor. Embora Garfield tenha grandes dificuldades em admiti-lo, há entre ele e Vic muito mais em comum do que parece à primeira vista.
Realizado por Mark Dindal, um filme de animação que se baseia na famosa personagem criada em 1976 pelo cartunista norte-americano Jim Davis. Na versão original deste filme, as vozes são de Chris Pratt, Samuel L. Jackson, Hannah Waddingham, Ving Rhames, Nicholas Hoult, Cecily Strong, Harvey Guillén, Brett Goldstein, Bowen Yang e Snoop Dogg. A versão dobrada em português conta com Luís Barros, Pedro Laginha, José Raposo, Leonor Alcácer, Cláudia Cadima, Ana Cloe e Paulo Calatré.
Barranco do Inferno
Empenhados em dar um novo ímpeto à sua carreira, os membros dos Animal Tones, uma banda de glam-rock, decidem filmar um videoclipe arrojado com o deserto como pano de fundo. Com isso em mente, põem-se a caminho de Espanha, o lugar que lhes parece ser o ideal para a façanha. Mas as coisas complicam-se quando o vocalista adoece.
Com realização de Fábio Duque Francisco (também conhecido por Francis Venus, vocalista da banda Tones of Rock), esta comédia conta com as actuações de Pedro Ferreira, Gonçalo Mendes, João Vilas, Guilherme Galhardo, Elmano Sancho, Quimbé, Miguel Lambertini e Carolina Torres.
A Maldição do Queen Mary
O luxuoso transatlântico “RMS Queen Mary” fez várias travessias do Atlântico entre 1936 e 1967, transportando milhares de passageiros ao longo dos anos e tendo sido também usado como transporte das tropas aliadas durante a Segunda Grande Guerra. Com um passado recheado de mistérios, onde não faltam fantasmas e aparições, o lugar é hoje considerado um dos mais assombrados do mundo.
Anne e Patrick, dois fotógrafos interessados em história, fazem com o filho uma visita à embarcação, hoje firmada ao largo de Long Beach, na Califórnia, e transformada em hotel e museu. Mas não tarda até verem as suas vidas entrelaçadas com as de uma outra família que ali entrou em 1938. À medida que o terror se vai desenrolando à sua volta, Anne e Patrick conhecem o impacto dos terríveis eventos que ali foram acontecendo ao longo do seu quase século de história.
Um filme de terror sobrenatural realizado e escrito por Gary Shore (“Drácula: A História Desconhecida”), em cujo elenco participam Alice Eve, Joel Fry e Lenny Rush, entre outros.