segunda-feira, 13 de maio de 2024

O humanismo como solução para as sociedades em desestruturação



Mundo em mudança é o nome do mais recente livro de Eduardo Vítor Rodrigues, doutorado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é Professor Auxiliar, no Departamento de Sociologia. O autor é também o Presidente da Câmara Municipal de Gaia, assim como da Área Metropolitana do Porto.

Na visão de Eduardo Vítor Rodrigues, as sociedades atuais correm riscos “imensos e profundos” e que apenas podem ser travados através do humanismo, “onde cabe o ambiente, a natureza, o ser humano, a cultura e as tradições”. Ao mesmo tempo, “só o humanismo salva todo o ecossistema do qual o ser humano participa.”

O livro pretende incitar o debate sobre as transformações que têm ocorrido, tanto a nível global como local. Com análises às duas escalas, o autor convida os leitores a refletirem sobre “algumas das dimensões mais relevantes das sociedades atuais”, para que, através do diálogo, se possa chegar a conclusões que permitam continuar a evoluir, mas de forma sustentável.

Como diz João Pedro Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente e da Ação Climática e prefaciador do livro, “Eduardo Vítor Rodrigues é um moderado de convicções profundas, o que, num mundo de “cancelamentos” e de gente que rasga vestes por causas que não duram mais do que uma tarde, é coisa rara e de valor.”

Mundo em mudança, de Eduardo Vítor Rodrigues, é editado pela Ideias de Ler. Já se encontra em pré-venda e estará nas livrarias de todo o país a partir de 16 de maio.

Sobre o Autor

Eduardo Vítor Rodrigues é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde é Professor Auxiliar (Departamento de Sociologia). Desde 2013, exerce as funções públicas de Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Em 2017 foi, igualmente, eleito Presidente da Área Metropolitana do Porto, cargo que ainda ocupa atualmente. Concluiu o Open Executive Programme “Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos” da Porto Business School. É auditor de defesa nacional e investigador do Instituto de Sociologia da FLUP. Trabalha e investiga as questões do desenvolvimento, das relações internacionais, da pobreza e da exclusão social, da Sociologia Política e da sustentabilidade. Tem sido Professor visitante em várias Universidades estrangeiras e é autor de diversas conferências, bem como de livros, artigos e outras publicações.