O muito aguardado novo livro de Stephen King, a coletânea de contos Mais Sombrio, vai ser publicado em Portugal, pela Bertrand Editora, a 23 de maio, dois dias depois da edição internacional em língua inglesa.
Mais Sombrio reúne 12 histórias, cinco das quais inéditas, sobre temas variados, como o destino, a mortalidade e a sorte, e os aspetos mais sombrios da vida. A primeira, «Dois estafermos com talento», gira em torno de duas personagens com capacidades muito especiais. A última, «O Homem-Resposta», aborda o dom da clarividência e questiona se uma vida marcada pela tragédia tem significado.
A obra foi traduzida para português por Rui Azeredo e José Remelhe.
Mais Sombrio surge no ano em que Stephen King celebra cinco décadas de carreira literária, iniciada com a publicação de Carrie (1974), sobre uma adolescente desajustada e sem amigos que descobre que tem poderes telecinéticos. O contrato de edição do romance permitiu a King deixar a profissão de professor e dedicar-se inteiramente à escrita. Desde 1974, publicou mais de 60 livros, sendo considerado o mestre do thriller e do terror.
Sinopse
Com centenas de milhões de livros vendidos ao longo de 50 anos de carreira, a vénia da crítica e um papel de indiscutível destaque na vida de inúmeros leitores, King oferece-nos agora uma coleção de doze histórias que mergulham fundo na parte mais sombria da vida. Escritas por um dos mestres incontestáveis da literatura contemporânea, estas histórias sobre o destino, a mortalidade, a sorte e as pregas imprecisas da realidade onde tudo pode acontecer são profundas nos temas que abordam e extasiantes no imenso prazer de as ler, ou não escrevesse o autor — e lêssemos nós — para sentir o «regozijo de deixar o quotidiano para trás». Cada uma transporta as suas próprias emoções, alegrias e mistérios. Cada uma é memorável à sua maneira. E ninguém as escreve melhor do que King.
Sobre o Autor
Stephen King nasceu em Portland, no Maine, em 1947. Publicou o seu primeiro romance, Carrie, em 1974. Obras como ‘Salem’s Lot – A Hora do Vampiro, The Shining, Samitério de Animais, It – A Coisa, 22/11/63, O Intruso, Billy Summers ou Holly, entre outras, e todas publicadas pela Bertrand Editora, fazem de King um dos grandes mestres da moderna narrativa americana, um autor que concilia inquietação, entretenimento e qualidade literária como nenhum outro. Das muitas distinções que recebeu ao longo da carreira destacamos a National Book Foundation Medal for Distinguished Contribution to American Letters, que recebeu em 2003, a National Medal of Arts, em 2014, e o PEN America Literary Service Award, em 2018.