O Música no Termo 2024 tem sido um verdadeiro sucesso atraindo plateias entusiásticas e cheias. A meio termo, o evento promete continuar a surpreender com uma programação de excelência e com a estreia em novos palcos: Igreja do Colégio São João de Brito, nos dias 26 e 27 de outubro, sempre com entrada gratuita.
A 5ª edição do Música no Termo convida o público a refletir sobre as influências dos contextos históricos nas produções musicais, oferecendo uma experiência rica e diversificada para todos os amantes da música.
Celebramos os 100 anos do nascimento de Joly Braga Santos, eleito pela UNESCO como um dos 10 melhores compositores de música contemporânea do seu tempo, com o concerto "Joly Braga Santos: uma vida, dois regimes” que se realiza no Museu Nacional do Teatro e da Dança, no dia 19 de outubro.
Para além de compositor, Braga Santos foi também musicólogo, maestro e professor. Inspirado pelo seu mestre Luís de Freitas Branco, procurou criar sonoridades que, de forma autónoma, se distanciassem das correntes propagandistas associadas ao conceito de "portugalidade" imposto pelo Estado Novo, afirmando assim uma visão pessoal e independente da cultura musical portuguesa.
Neste concerto, os solistas Rui Matos (flauta), Luís Auñon Pérez (oboé), Joaquim Ribeiro (clarinete), Carolino Carreira (fagote) e Luís Vieira (trompa) interpretarão obras de Joly Braga Santos (1924-1988), Jacques Ibert (1890-1962) e Frederico de Freitas (1902-1980). O programa, interpretado pelos solistas Melleo Harmonia, levar-nos-á numa viagem pelo panorama sonoro nacional e europeu, explorando tanto a sua música como a de outros grandes compositores contemporâneos e situa-nos assim num período crucial da vida de Braga Santos, entre dois regimes políticos.