sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Vendas online na Europa crescem 5%



A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar o  Q3 Shopping Index, que analisa os dados de consumo e do retalho a nível global, incluindo também Portugal. Os números apontam para um crescimento das vendas na Europa (5%) acima do valor registado a nível global (3%). Espanha e Itália registam maiores crescimentos de vendas, de 8% e 13%, respetivamente.

O primeiro trimestre deste ano demonstrava uma evolução lenta das vendas devido à inflação, indicando que os consumidores estariam a guardar os seus orçamentos para momentos de compras no segundo semestre. Agora, chegando ao final do ano e ao pico de compras que é a altura do Black Friday e Natal, o terceiro trimestre já mostra sinais de vitalidade.

A nível global foi registado um crescimento de vendas na ordem dos 3%, e o tráfego online subiu 4%. O valor médio de encomenda fixou-se nos 106,27 dólares e a taxa de desconto médio nos 18%, mas a taxa de conversão ficou pelos 1,8%, uma queda de 4% face a igual período do ano passado, impactada também pela elevada taxa de abandono de carrinho (85%).

O terceiro trimestre de 2024 trouxe ainda a consolidação de algumas tendências, como o crescimento do tráfego mobile (+5%) por oposição à utilização do computador, que desceu 1%. Os motores de busca ou marketplaces vão perdendo relevo, com 6% dos consumidores a ir direto ao site das marcas e 15% a efetuar encomendas online também diretamente nos sites das marcas, demonstrando a fidelização dos consumidores e a procura por produtos e marcas específicas.

As principais categorias que registaram crescimento de vendas neste trimestre foram as de Brinquedos/Educação (+18%), Calçado desportivo (+12%) e produtos de beleza e bem-estar (+10%), por oposição a Decoração (-9%), Roupa de luxo (-2%) e Malas/Carteiras de luxo (-2%), que registaram as maiores quedas.

O ano ainda não terminou e o terceiro e último trimestre costuma ser o mais forte para o comércio digital, com grandes momentos de compras como a Black Friday, Cyber Monday, Natal e Ano Novo.