Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Medieval
Após a morte do rei Carlos IV (1316- 1378), o Sacro Império Romano mergulha no caos e violência, com Venceslau da Boémia (1205-1253) e Sigismundo da Hungria (1368-1437), filhos do soberano, a lutar pelo trono. Os habitantes dos quatro cantos da Europa enfrentam tempos de guerra, peste e fome quando Jan Žižka, um guerreiro conhecido pela sua coragem e lealdade para com a coroa, é contratado para uma missão que pode restabelecer a tão ansiada paz.
Com Ben Foster, Sophie Lowe, Til Schweiger, Matthew Goode e Michael Caine nos papéis principais, um drama histórico com realização de Petr Jákl, que escreve o argumento com Marek Dobes e Michal Petrus.
“Medieval” tem por base a história verídica de Jan Žižka(1360-1424), um dos maiores líderes militares da história europeia. Nascido por volta de 1360 em Trocnov, no Reino da Boémia, Žižka ficou famoso pelo seu papel nas Guerras Hussitas, onde desafiou e venceu exércitos poderosos. Falecido muito provavelmente devido à peste, é um dos heróis nacionais da Chéquia.
Joker: Loucura a Dois
Desde os eventos relatados em “Joker” – que valeu a Todd Phillips o Leão de Ouro em Veneza e a Joaquin Phoenix o Óscar de melhor actor – que Arthur Fleck, um comediante desprezado, se encontra internado no hospital psiquiátrico de Arkham, onde aguarda julgamento pelos crimes que cometeu na cidade de Gothan. Lá, conhece Harleen Quinzel (interpretada por Lady Gaga), uma psicóloga com quem desenvolve uma relação perturbadora.
Mistura de “thriller”, drama, romance e musical, “Joker: Loucura a Dois” explora a transformação de Harleen em Harley Quinn e a dinâmica amorosa entre ela e Arthur Fleck que, num momento de raiva descontrolada, se converteu em Joker, o icónico inimigo de Batman.
Com argumento escrito por Phillips, que volta a estar atrás das câmaras, Scott Silver e Bob Kane, esta sequela conta também com a participação de Zazie Beetz, Catherine Keener, Ken Leung, Brendan Gleeson e Steve Coogan, entre outros. A expressão “folie à deux”, que dá título ao filme, é um termo que descreve um transtorno psiquiátrico em que duas ou mais pessoas partilham os mesmos sintomas psicóticos.
Os Vizinhos Lá de Cima
Sophia (Isabelle Carré) e Xavier (Bernard Campan) estão casados há 25 anos. Certo dia, convidam os vizinhos de cima, um casal mais novo, composto por Adele (Julia Faure) e Alban (Pablo Pauly), para jantar. Ao longo da noite, estes dois casais vão revelando coisas sobre eles, coisas que eles próprios desconheciam. Assinada por Olivier Ducray e Wilfried Méance, esta comédia dramática francesa é um “remake” de “Sentimental”, filme espanhol de 2020 realizado por Cesc Gay, adaptado da sua própria peça.