No próximo dia 31 de outubro, quinta-feira, pelas 18h30, será apresentado na Sala Âmbito Cultural (piso 6) do El Corte Inglés de Lisboa o livro História Global da Literatura Portuguesa, uma obra pioneira dirigida por Annabela Rita, Isabel Ponce de Leão, José Eduardo Franco e Miguel Real. A apresentação estará a cargo de António Carlos Cortez e de Isabel Alçada.
Um exercício de pesquisa e sistematização de conhecimento inovador, História Global da Literatura Portuguesa aborda a história literária de Portugal à luz da recente disciplina da História Global, inserindo-a num novo paradigma que se pretende globalizante.
Sob a coordenação de Carlos F. Clamote Carreto, Isabel Morujão, Micaela Ramon, Maria Luísa Malato, Luísa Paolinelli, Dionísio Vila Maior e Maria do Carmo Cardoso Mendes, os 100 autores foram responsáveis por criar uma centena de verbetes, divididos por sete capítulos ou «idades» e organizados por ordem cronológica, que falam sobre correntes e autores que, de algum modo, marcaram a longa história da literatura, mantendo sempre a harmonia entre o local e o global.
Uma obra de formato inédito no mundo lusófono, História Global da Literatura Portuguesa afasta-se da narrativa tradicional, apresentando um discurso polifónico, que pretende fazer refletir. Nas palavras dos quatro diretores: «(…) dando resposta à inevitável globalização adversa ao isolamento, conscientes das suas vantagens, mas também dos seus perigos, queremos a literatura portuguesa inserida no novo paradigma de uma cartografia globalizante».
A obra chegou às livrarias a 17 de outubro. Será também apresentada em Coimbra, a 12 de novembro, na Estação Elevatória de Coimbra - Biblioteca Carlos Fiolhais, por Francisco José Viegas e com presidência do Professor Carlos Fiolhais.