sexta-feira, 23 de junho de 2017

Arrábida sem Stress, como chegar às suas praias


Como vai ser a circulação rodoviária de acesso às praias da Arrábida na época balnear, com restrições destinadas a garantir fluidez de trânsito e segurança:

Circulação em sentido único na EN 379-1, entre o túnel da Figueirinha e o acesso ao parque de estacionamento do Creiro, no sentido nascente/poente, das 09h00 às 20h00, exceto para viaturas de emergência, veículos de duas rodas e automóveis autorizados.

Esta limitação vigora de 10 de Junho a 17 de Setembro, sendo que numa primeira fase, até 30 de Junho, é aplicada apenas aos fins de semana. Entre 1 de Julho e 17 de Setembro, a restrição decorre todos os dias, ininterruptamente. Nestes períodos, as operações de cargas e descargas são autorizadas apenas entre as 20h00 e as 09h00.

A empresa Transportes Sul Tejo (TST) assegura um transporte público de passageiros a partir do parque de estacionamento da Secil até à praia da Figueirinha e vice-versa, com frequência de vinte minutos, entre as 09h00 e as 20h00.

Proibição do trânsito automóvel do Edifício dos Pilotos até ao Portinho da Arrábida entre 1 de Julho a 31 de Agosto, das 09h00 às 19h00, limitação que não se aplica a moradores, comerciantes, veículos emergência ou de duas rodas e viaturas devidamente autorizadas ou outras para tomada e largada de passageiros com necessidades especiais.

A Câmara Municipal de Setúbal, apesar de não ter competência própria de regulação do trânsito e de manutenção das condições de segurança na circulação de uma estrada nacional classificada, tomou a iniciativa de envolver um conjunto de entidades no sentido de “minimizar os riscos associados, especialmente na época balnear”.