sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

A extraordinária história dos Europeus Africanos


É amplamente difundida - e aceite, pela generalidade das pessoas - a ideia de que a presença de africanos na Europa é recente. Em Europeus Africanos, publicado em Portugal pela Editorial Presença, Olivette Otele, uma das grandes historiadoras da atualidade, desfaz esse lugar-comum e oferece-nos a inédita história dos europeus de ascendência africana na Europa. 

Do século III até ao século XXI, a autora resgata a longa herança africana através da vida de pessoas comuns e extraordinárias, traçando uma história desconhecida. Nada é deixado ao acaso: o longo caminho de Europeus Africanos vai do imperador Sétimo Severo aos escravos africanos que viveram na Europa do Renascimento, desembocando nos atuais movimentos migratórios que hoje vemos nas cidades do velho continente.

E é por investigar, explorar e recuperar em linhas bem definidas - sem com isso deixar de pôr em evidência os matizes, as razões e as contradições - uma história tão esquecida que Olivette Otele dá um enorme contributo para pensarmos algumas das questões mais importantes da atualidade: racismo, identidade, cidadania, poder.

Sobre a Autora

Olivette Otele nasceu nos Camarões, cresceu em França e vive no Reino Unido. Fellow e vice-presidente da Royal Historical Society, a autora é professora de História da Escravatura na Universidade de Bristol e doutorou-se na Sorbonne, em Paris. Investigadora na área de História Colonial e Pós-Colonial, colabora regularmente com vários meios de comunicação, tais como BBC, Sky News, Guardian, Sunday Times, Elle Magazine, GQ, Vogue Italia, Huffington Post, New Yorker, Le Monde e Jeune Afrique.