A Abreu Advogados, em parceria com o Carpe Diem Arte e Pesquisa, promove a sua décima terceira exposição dedicada à natureza com a apresentação de um conjunto de trabalhos do fotógrafo brasileiro Pedro Lobo. A exposição, integrada no Projecto Cultural da Abreu Advogados, pode ser visitada até 29 de fevereiro de 2024 na sede da Abreu Advogados, em Lisboa.
Através desta série fotográfica, que retrata paisagens e elementos naturais de diferentes países - entre os quais o Brasil, Portugal, França e Reino Unido -, Pedro Lobo procura expressar uma interação consciente com a natureza, com as suas manifestações e fenómenos espontâneos, e transformá-la, através do seu olhar e da sua lente, num local de meditação, introspeção e autoconhecimento.
Num momento em que a crise ecológica assume uma dimensão cada vez mais central à escala mundial, o fotógrafo aborda subtilmente temas complexos e evoca indiretamente questões como a degradação ambiental, a seca e a desflorestação. A sua obra procura despertar uma admiração pela natureza, bem como cativar os espetadores através da linguagem visual abstrata e enigmática que envolve as suas peças.
Desde o início da sua trajetória enquanto fotógrafo, na década de 1970, que Pedro Lobo integra na sua produção artística a natureza, as árvores e as paisagens enquanto elementos vulneráveis e poéticos. Os seus trabalhos agora expostos na receção da sede da Abreu Advogados, e que podem ser visitados mediante marcação, seguem também este caráter de ligação entre a natureza, o movimento e a imaginação tão característico do artista.
Desde 2019 que a Abreu Advogados promove um vasto conjunto de exposições, visita-guiadas, apresentações de livros e debates, por onde já passaram dezenas de artistas e foram expostas centenas de obras, das mais variadas expressões artísticas, como a Pintura, o Desenho, o Vídeo, a Escultura, o Néon ou a Fotografia. Esta é uma das várias formas de demonstração do compromisso da Abreu Advogados com a consolidação da cultura nacional e a consciencialização cívica contemporânea e patrimonial, mas também social.