quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Estreias de cinema de 28 de Dezembro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Todos Menos Tu

Sydney Sweeney, que ganhou fama em séries como “Euphoria” e “The White Lotus”, e Glen Powell, de “Top Gun: Maverick” e dos filmes recentes de Richard Linklater, são as caras desta comédia romântica adaptada livremente de “Muito Barulho por Nada”, a peça de William Shakespeare do final do século XVI. Ela é Bea, que estuda direito e conhece Ben, que trabalha em alta finança, num café. Têm uma ligação e um encontro que corre mal. Meses depois, a irmã dela começa a andar com a irmã dele, e acabam por ficar noivos, e a animosidade entre Bea e Ben interfere na vida familiar. 

Durante o casamento, na Austrália, toda a gente quer que se dêem bem, fazendo de tudo para que isso aconteça. Como não querem ser manipulados, os dois combinam, para ninguém os chatear mais, fingir que são um casal. Mas como isto é uma comédia romântica, o que é a brincar não demora a ganhar contornos mais sérios. Um filme de Will Gluck (“Easy A”, “Amigos Coloridos”). 



O Próximo a Marcar Ganha

Em 2001, nas qualificações para o Mundial de futebol de 2002, a selecção da Samoa Americana perdeu 31 a 0 contra a Austrália. Recordes de golos marcados em jogos internacionais foram quebrados por Archie Thompson, que conseguiu pôr 13 bolas dentro da baliza alheia. Em 2014, Mike Brett e Steve Jamison acompanharam, num documentário, a selecção, que foi qualificada para o Mundial de 2014, a treinar para tentar ser um bocadinho melhor dentro de campo. 

Este ano, o neozelandês Taika Waititi, que ganhou um Óscar pelo guião de “Jojo Rabbit”, de 2019, adaptou a história para esta comédia. Michael Fassbender é Thomas Rongen, o treinador da equipa. O elenco inclui ainda Oscar Kightley, Kaimana, David Fane, Rachel House, Will Arnett, Elisabeth Moss, Rhys Darby e o próprio Waititi. 



Masha e o Urso: Diversão a Dobrar

Masha, que apareceu pela primeira vez em 2007, na popular série de animação 3D russa “Masha e o Urso”, volta aos cinemas nesta história de Natal. É uma aventura em que a miúda sai da floresta e ruma até à cidade para um casamento, passando pelas habituais peripécias que a rodeiam e sendo obrigada a salvar a quadra. Realizado por Vasiko Bedoshvili e Artem Naumov.