sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Janeiro tem o poder de atração do Museu FC Porto



O novo ano no Museu Futebol Clube do Porto começa com programação direcionada a todos, sem esquecer o Tour FC Porto (Museu + Estádio) – que ainda inclui vantagens da Campanha de Natal (dias 1 a 7) –, os protagonistas da história do clube, feitos únicos ou troféus exclusivos, entre tantas outras preciosidades. Assim, janeiro tem o forte poder de atração do Museu e do Estádio do Dragão de mãos dadas com uma agenda onde, como sempre, só cabem propostas de qualidade.

A exposição temporária Gomes (dias 1 a 31), a decorrer na Sala Multiusos, e a homenagem expositiva Fernando Pascoal Neves, o ‘Pavão’ (dias 1 a 31), integrada na experiência Tour FC Porto, transitam para 2024 como duas das propostas mais procuradas. Ambas apresentam, aliás, eventos associados, ou seja, mais e boas razões para continuarem a justificar a grande participação do público, motivado por rever ou saber mais sobre dois dos maiores ídolos do futebol azul e branco. Portanto, Fernando Pascoal Neves, o ‘Pavão’ – Visita Comentada (dia 6), 9: A Lenda Continua – Visita-Oficina Criativa (dia 21) e a projeção Universo Porto – Entrevista: Fernando Gomes (dia 27) fazem parte dos destaques do mês.

A presença do Museu FC Porto no complexo das Piscinas de Campanhã com a oficina aberta Os Guardiões das Profundidades (dia20), realizada no âmbito do Festival de Inverno de Natação 2024, também se faz notar em janeiro. Dentro de portas, o Serviço Educativo abre o ano com a oficina vintage (e aberta) Hoje é Dia de Reis… e de Rainhas Também! (dia 6), o Indy apresenta Música com Dragõezinhos – O Inverno (dia 7) e o Rui Ramos leva ao auditório uma sessão de Histórias com Magia para Dragõezinhos – Mago Trapalhão Aprende com o Dragão! (dia 27). 

Com uma Luva do Dr. Domingos Gomes na vitrina do Objeto do Mês (dias 1 a 31), também há mais um aniversário da Supertaça da UEFA de 1987 para celebrar. O troféu, exclusivo do FC Porto em Portugal, descobre-se na exposição permanente do Museu, mas o auditório será o camarate VIP para assistir ao momento da conquista na projeção Supertaça da UEFA 1987 – Os Jogos do Título - 2.ª mão (dia 13). 

Janeiro também é o mês de (Re)Visitar Pedroto (dia 8), a habitual aula/conferência anual conduzida pelo Professor Doutor José Neto no auditório do Museu. O evento presta homenagem à memória e partilha o legado do antigo jogador e treinador do FC Porto e selecionador de Portugal, falecido a 7 de janeiro de 1985, mas imortalizado pela marca incontornável na história portista e do futebol nacional. ‘Uma equipa é muito mais do que a soma das suas partes’ é o tema a explorar na edição de 2024 e, como sempre, o evento destina-se a alunos das licenciaturas e mestrados em Desporto do Instituto Universitário da Maia (ISMAI).