sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Elodie Bouny edita "Luares"



Elodie Bouny presenteia os seus fãs com Luares, o primeiro disco inteiramente autoral, em que a artista combina elementos da sua formação clássica com influências da música popular, mostrando toda a sua versatilidade e criatividade.

“Luares é um álbum íntimo e emotivo… e, como o nome indica, é também evocativo, pois captura a essência da minha música, que assim como a lua, traz um brilho translúcido e faz referência à energia feminina. A presença de melancolia e nostalgia nas músicas equilibra-se com otimismo e esperança, criando uma experiência rica para os ouvintes”, define Elodie.

Elodie Bouny é franco-venezuelana, de mãe boliviana e de pai francês, viveu muitos anos em Paris, depois mudou-se para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por 13 anos e onde cresceu como profissional da música. Há quatro anos Elodie escolheu Lisboa para viver. 

A premiada artista tem reconhecimento internacional, tanto como concertista de guitarra clássica, quanto pela sua obra plural enquanto compositora para as mais diversas formações (desde música de câmara até ópera, passando pelo género da canção).



As parcerias com outro gigante da guitarra, Yamandu Costa - de quem Elodie já produziu diversos discos - e com o importante compositor Sérgio Assad, trazem outros matizes ao álbum, já que estes músicos influenciaram muito a sua trajetória musical.

As participações de músicos como do cantor Pedro Iaco, do percussionista Thiago Lamattina, do baixista Francesco Valente e do multi-instrumentista André Siqueira, também enriquecem a sonoridade do álbum.

Entre os 10 temas de Luares estão dois singles que já estão disponíveis nas plataformas de streaming: “Chant d’espoir” com Pedro Iaco, André Siqueira, Thiago Lamattina, composta durante a pandemia - nesta peça, o ostinato da guitarra remete para uma certa fatalidade, mas a voz angelical e a melodia lírica e terna trazem esperança. No tema “Cena Brasileira”, que foi composta originalmente para guitarra solo, a voz espetacular de Pedo Iaco aparece para surpreender quem escuta.

De destacar ainda as parcerias com Yamandu Costa, na faixa título “Luares” e com Sérgio Assad em “Le pli du temps”, duas peças compostas a quatro mãos com os citados; e também “Que lo diga la luna” escrita sob encomenda para o violonista mexicano Alan Juarez Balderas; e “Figura ímpar”, uma peça dedicada ao grande músico francês e amigo de longa data, Kevin Seddiki.

Sobre Elodie Bouny

Nasceu em Caracas (Venezuela) e cresceu em Paris, onde efetuou um percurso de estudos clássicos completo, focado no estudo da guitarra clássica no Conservatório de Boulogne-Billancourt (Paris) e em Strasbourg com Pablo Marquez (guitarra).

Elodie Bouny é Mestre em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), e Doutora em Processos Criativos pela mesma instituição (2019). 

Participou de inúmeros festivais e foi premiada em vários concursos internacionais de guitarra. Em paralelo às atividades como solista, Elodie desenvolve outros projetos em duo (Duo Andrea Ernest-Dias e Elodie Bouny), e em trio (Iroko Trio).

Elodie atua ativamente como compositora (Les Productions d’Oz; Editions Soldano), e como arranjadora, já orquestrou diversas peças em parceria com Yamandu Costa que foram tocadas por orquestras prestigiosas em vários países.