quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Estreias de cinema de 7 de Dezembro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Hypnotic – Arma Invisível

Ao mesmo tempo que procura desesperadamente Minnie, a filha desaparecida há alguns anos, o detetive Daniel Rourke investiga uma série de assaltos a bancos executados por indivíduos aparentemente aleatórios e sem registo criminal.

Para tornar tudo mais confuso, durante a investigação é encontrada uma foto de Minnie dentro do cofre de um dos bancos. A única pista a que as autoridades têm acesso leva-os a Diana, uma vidente que lhes explica o conceito de “hipnóticos”, pessoas com capacidade de levar os outros a obedecer a ordens cegas ou a crer que o que ouvem e vêem é perfeitamente lógico, sem o ser. O grande mestre da hipnose é o misterioso Lev Dellrayne, que parece ter o poder de controlar as mentes dos assaltantes e que, pelo que tudo indica, possui a chave para encontrar a criança desaparecida. Com a sua visão da realidade distorcida, Rourke recusa-se a perder o foco da sua investigação, mesmo quando tudo parece perdido.

Um “thriller” de ficção científica realizado, escrito e produzido por Robert Rodriguez, com Ben Affleck, Alice Braga, J. D. Pardo, Hala Finley, Dayo Okeniyi, Jeff Fahey, Jackie Earle Haley e William Fichtner no elenco. 



Wonka

Esta é a história de Willy Wonka, a excêntrica personagem que conhecemos em “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, a obra escrita em 1964 pelo britânico Roald Dahl e que foi adaptada ao grande ecrã em 1971 por Mel Stuart, com Gene Wilder no papel principal; e em 2005 por Tim Burton, com Johnny Depp como protagonista.

Esta nova adaptação, realizada por Paul King (“Bunny and The Bull” ou “Paddington” 1 e 2), conta com Timothée Chalamet na pele do jovem Wonka, mágico, “entertainer” e inventor muito especial que, corajosamente, enfrentou grandes adversidades em prol da arte chocolateira.

Ficamos também a conhecer a sua relação com os pais e a amizade com Noodle e Oompa Loompas (Hugh Grant) que, mesmo nos momentos de maior desânimo, nunca deixaram de estar do seu lado.

Para além de Chalamet e Grant nos principais papéis, o elenco de “Wonka” conta também com Olivia Colman, Sally Hawkins, Rowan Atkinson, Jim Carter, Paterson Joseph e Calah Lane. 



Maestro

Nascido a 25 de Agosto de 1918, Leonard Bernstein era filho de judeus ucranianos que emigraram para os EUA no início do século XX. Em adulto, tornou-se maestro da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e foi reconhecido internacionalmente como um grande talento da música clássica – o que, na época, significava ser reconhecido na Europa. 

Para além disso, ficou célebre pelos concertos transmitidos pela televisão e pelos musicais para a Broadway –  entre eles “West Side Story”, um dos mais populares musicais de sempre, adaptado ao cinema por duas vezes: em 1961 por Jerome Robbins e Robert Wise; e em 2021 por Steven Spielberg. Faleceu de ataque cardíaco no dia 14 de Outubro de 1990, aos 72 anos. 

Estreado na 80.ª edição do Festival de Veneza, este “biopic” foi realizado, protagonizado e co-escrito (em parceria com Josh Singer) por Bradley Cooper e conta a história de amor entre Bernstein e a actriz chilena Felicia Cohn Montealegre (1922-1978), com quem foi casado durante 25 anos e com quem teve três filhos: Jamie, Alexander e Nina Bernstein, que apoiaram toda a produção do filme.