A Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, partilha os principais insights e tendências de beleza e moda para esta época festiva, a partir do ‘Holiday Report’, que conta com mais de 15.000 consumidores de 15 países, incluindo Portugal. Mais de metade (57%) dos portugueses vai incluir nos seus outfits festivos as típicas camisolas de Natal, e 35% vai utilizar meias temáticas; 27% vai optar pelos tradicionais pijamas da época.
No entanto, e face ao atual panorama económico, 70% dos inquiridos portugueses afirma que não vai comprar novas peças de roupa ou objetos de beleza para a época Natalícia, optando por reciclar objetos
antigos. Para os portugueses que vão adquirir novas roupas este Natal, Lounge wear (47%), Sapatos (33%) e Casual wear (28%) são as peças no topo da lista de novas aquisições.
Relativamente a cuidados de beleza, os portugueses afirmam que vão optar por looks especiais, mas maioritariamente feitos pelos próprios (58%), com apenas 10% a recorrer a profissionais como cabeleireiros ou esteticistas.
Para as festas de Natal, a maquilhagem será tendencialmente natural e simples, de acordo com 36% dos respondentes portugueses; 6% afirma que vai usar maquilhagem elegante (glamorous); 2% com maquilhagem de olhos esfumados (smokey eyes).
Segundo Emilia de Poret, Fashion Expert da Klarna, “Os produtos que continuam a ser tendência são os híbridos. Produtos de maquilhagem que atuam como cuidados de pele, como o ‘Hourglass Veil Hydrating Skin Tint’. Trata-se de uma fórmula leve com cobertura natural, que aumenta os níveis de hidratação da pele. Parece natural e dá à pele um brilho saudável.”
Na aplicação da Klarna, os utilizadores podem aceder a diversos produtos de beleza e moda para completarem os seus outfits natalícios, ou para escolherem os melhores presentes de Natal, com funcionalidades como os alertas de descida de preço ou o rastreio da pegada carbónica das suas encomendas.