Nesta quadra festiva, há uma experiência musical a não perder, em pleno centro histórico do Porto. “Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music”, o primeiro ciclo de concertos imersivos da Igreja dos Clérigos, resultante do encontro entre a interpretação ao vivo de grandes melodias clássicas e contemporâneas, a tecnologia de video mapping e a inconfundível obra arquitetónica de Nicolau Nasoni, vai proporcionar uma experiência única aos habitantes e visitantes da cidade, nos meses de dezembro e janeiro.
Com uma forte adesão registada na estreia da iniciativa, que decorreu no dia 23 de novembro, e as reações entusiásticas ao espetacular momento vivido, o ciclo foi reforçado com três novas datas. Assim, além dos dias 15 e 21 de dezembro, o espetáculo estará disponível a 22 e 23 de dezembro de 2023, fechando-se o ciclo a 4 de janeiro de 2024.
Edoardo Canessa, Produtor Executivo do espetáculo, considera que “se Spiritus veio proporcionar uma vivência totalmente inédita de um dos monumentos mais importantes do país, este ciclo acrescenta uma nova camada de imponência e emotividade à experiência. O programa musical foi cuidadosamente pensado para conduzir o púbico num momento de contemplação e deslumbramento, onde música, arquitetura e poesia visual se unem e movimentam em perfeita harmonia. Esta iniciativa é demonstrativa das inúmeras possibilidades que resultam da utilização dos recursos do futuro, como a tecnologia, para celebrar e exaltar o incomparável património histórico do nosso país.”
António Tavares, diretor executivo da Irmandade dos Clérigos, destaca a “experiência notável proporcionada no interior de uma Igreja reconhecida no panorama da arquitetura e da arte internacionais, local de culto, mas também de diversificação de correntes culturais e de manifestações artísticas, onde queremos convidar todos, todos, todos, a participarem e a virem conhecer. Este ciclo musical enquadra-se na estratégia de dinamização da programação cultural da Torre dos Clérigos, e é já um sucesso como se pode confirmar. O reforço de datas, com três concertos adicionais, é o resultado da imponência do espetáculo e da visibilidade cultural muito reforçada nos últimos anos”, reforça António Tavares, explicando ainda que “ao longo destes últimos 10 anos, foram muitos os concertos que produzimos e recebemos, com grandes orquestras e grandes músicos do panorama nacional e internacional. Os ‘Clérigos Immersive Concert’ são um sonho concretizado e uma felicidade enorme saber que são extremamente procurados e apreciados. O que nos motiva a prosseguir e a (re)inventarmo-nos”.
Partindo do imaginário de Spiritus, o espetáculo multimédia que consagrou a Igreja dos Clérigos como “Local Mais Notável” do Mundo pelos Remarkable Venue Awards 2023, o ciclo de concertos transporta o público numa arrebatadora viagem audiovisual, liderada por um quarteto de exceção composto por Fabiana Pereira Magalhães (voz), Rui Soares (órgão de tubos), Fernando Cruz (órgão de tubos) e Rogério Monteiro (violino).
No interior do templo, obras como “Aria da Suite Nº3 em Ré maior”, de Johann Sebastian Bach, “In furore iustissimae irae, Alleluia”, de Antonio Vivaldi, “Chevaliers De Sangreal”, de Hans Zimmer, ou “Ave Maria”, de William Gomez, envolvem todo o espaço, acompanhadas pela projeção a 360º de Spiritus nas paredes, na cúpula e no imponente altar-mor.
“Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music” é uma iniciativa conjunta do ateliê criativo OCUBO da Irmandade dos Clérigos, recomendado a maiores de 12 anos. Os bilhetes custam 23€ e podem ser adquiridos através da plataforma www.spiritusporto.com ou na bilheteira local.