O Karma é... a Rua do Carmo. Após várias edições em locais distintos como na Mata do Fontelo; no Skate Park e de uma edição de inverno em espaços fechados, esta 6ª edição do Karma é... é num sítio muito especial para nós, a Rua do Carmo.
A rua que será epicentro da sexta edição do evento Karma é... é a rua onde mora o promotor há nove anos, e é também a Rua que lhe dá nome, o espaço de intervenção cultural, Carmo81.
O Karma é... começará no dia 5 de Setembro pelas 21h30m com a apresentação da criação “Fenótipo Musical Extra”, na Quinta da Prebenda.
A quinta da casa da Prebenda é uma propriedade privada do séc. XIX, em pleno centro histórico de Viseu, com um jardim também ele privado com cerca de 8500 m2. São poucos os que conhecem as belezas escondidas deste jardim contíguo ao Carmo81. É formado por castanheiros da índia, cerejeiras, palmeiras, magnólias, caminhos formados por sebes de buxo entre camélias, tanques, lagos, bancos, mesas de pedra e um miradouro sobre a praça da Santa Cristina. É neste cenário que, com muita propriedade se pode afirmar único, será apresentado o projeto de criação “Fenótipo Musical Extra”.
O “Fenótipo Musical Extra”, é uma criação do Carmo81 com direção artística de Ana Bento, João Pedro Silva e Bruno Pinto, em parceria com a AvisPT 21 (Associação de Viseu de portadores de trissomia 21) e financiada pela DGArtes. Neste dia, este grupo de pessoas apresentará o espetáculo que contará com a participação da Companhia de Dança, “Dançando com a Diferença”.
Este projeto assume a sua relevância cultural e social, na medida que proporciona a capacitação de jovens adultos e portadores de deficiências através das Artes. Desta forma, pretende-se promover a responsabilidade de cada indivíduo enquanto artista, consciente da importância de apresentar ao público um objeto artístico surpreendente. O objetivo final é que esta criação não termine no momento musical que será apresentado, mas que possa também capacitar o grupo com as ferramentas necessárias para musicar não só este espetáculo mas vários objetos artísticos no futuro.
Seja pela abertura da Quinta da Prebenda à comunidade expondo a sua beleza escondida, seja pela estreia do grupo “Fenótipo Musical Extra”, o dia 5 de Setembro promete despertar sensações artísticas no decorrer deste espetáculo de abertura do Karma é...
Nos dias 6 e 7 de Setembro o Karma é... reclama a Rua do Carmo como recinto do evento. Foi a Rua do Carmo em Viseu que acolheu há nove anos o Carmo81 e todos os desconfortos que este provoca, pelo que é uma homenagem mais do que justa, o Carmo81 realizar este evento em colaboração com a Rua que lhe dá nome.
Mesmo no centro da cidade e contígua à Rua Direita, mas ensombrada pelos males que entristecem os centros históricos em declínio, reside nesta rua um comércio local unido e bairrista, simpático e colaborativo. É este o foco do Karma é..., colaborar com a restauração e comércio local, celebrar com todos, a existência do Carmo81 nesta Rua e nesta Cidade e homenageá-la através da música e através da festa.
No dia 6 de Setembro, Tiago Sousa ocupa o Páteo do Carmo81, pelas 22h00m. Compositor, pianista e organista, despertou a atenção e fascínio do público melómano com o seu discurso musical articulado entre a composição contemporânea e o minimalismo em álbuns como Insónia (2009), Um Piano nas Barricadas (2016), Oh Sweet Solitude (2020) ou Ripples on the Surface (2022). Desde o início da série de cassetes Organic Music Tapes, temos assistido a uma transformação na linguagem pianística do músico português, contaminada pelo papel do órgão elétrico, a partir de técnicas de composição inauguradas pelo minimalismo americano de Terry Riley, Steve Reich ou Philip Glass.
Às 23h00m, Miss Universo irá encher o palco do Carmo81. Criada por André Ivo e Afonso Branco, a banda estreou-se nos lançamentos com os singles "Ser Português" e “Canção da Rua”, estando agora a preparar o seu primeiro álbum, a sair no final do verão deste ano.
José Pinhal Post-Mortem Experience encerrará o segundo dia do evento, pelas 00h00m, com concerto marcado para a Rua do Carmo, na sua primeira e tão aguardada atuação em Viseu. Com o desígnio de homenagear a obra deste lendário cantor, este projeto musical surge em 2016, integrando membros da Favela Discos, Bruno de Seda e Suave Geração. Um super-grupo de baile peculiarmente composto por músicos oriundos da cena musical underground e experimental do Porto.
No último dia do Karma É… , dia 7 de Setembro, o dia começa mais cedo, ocupará mais a Rua do Carmo e envolverá ainda mais os seus habitantes.
Esse dia arranca às 17h00m, no Páteo do Café Bem Estar, com o coletivo Polyester para quem será criado um espaço próprio para a fruição sonora experimental dos seus projetos, para que em conjunto criem um ambiente envolvente entre paisagens sonoras híper-realistas e ambiente. Polyester são Lu Zia, o pseudónimo do artista multidisciplinar Luís Luzia, que mergulha na música ambiente, explorando a dualidade entre o natural e o artificial; Laser Brain, atraído pela música eletrónica através do hardcore e do drum and bass, cujos conceitos extramusicais são geralmente materiais oníricos, cenários pitorescos ou narrativas lineares; Synapse Archives que tem uma génese hauntológica e foca-se numa expressão musical contemplativa; e Geno, que trabalha dentro dos moldes do ambiente e paisagens sonoras hiper-realistas.
Pelas 19h00m, teremos Nem Ele Nem Ela, entre a Petiscaria do Carmo e a tasca do João das Katembas, num desafio em que nem Ele (Bruno Marques) passa som, nem Ela (Liliana Bernardo) canta, ambos o fazem como se de um duelo entre o casal se tratasse. Ele e Ela proporcionarão mais do que um DJ set de clássicos do Rock apaixonantes. mais do que um Karaoke, mais do que uma batalha sonora.
A noite começa às 22h00m, no palco do Carmo81, com Unsafe Space Garden, a banda dos mil nomes do infantilismo e colorismo. Unsafe Space Garden desabrocha num jardim musical cada vez mais capaz de se comunicar e de se relacionar com um público que cambaleia entre a confusão e o arrebatamento. Ao misturar a sua peculiar forma de protesto existencial usando os ingredientes do humor, da energia, da cor, do absurdo, do caos e da intimidade, o momento de embate ganha a qualidade de “experiência” e deixa de ser só “mais um concerto”.
Às 23h00m, no palco da Rua do Carmo, temos Fanfarra Kaustika eletrizante, inovadora e extasiante. A Káustika é um projeto que funde várias sonoridades e estilos de forma única e inovadora. A mistura de escolas, géneros e linguagens musicais culmina na criação de dois espetáculos, com dois estilos marcantes e distintivos: o “Punk Filarmónico”, um espetáculo itinerante concebido para a rua, e o “Transe Sinfónico”, um espetáculo para salas e grandes palcos. Ao som da Káustika, independentemente do local do espetáculo, o destino é sempre incerto, mas a viagem, essa, é garantida!
Pedro da Linha encerra o Karma é... dentro do Carmo81 com um concerto às 00h30m. Um dos nomes mais importantes na renovação da música nacional, enquanto produtor e compositor foi responsável pelos últimos trabalhos de Ana Moura, Eu.Clides ou Pedro Mafama. Enquanto DJ é descendente da época de ouro do clubbing nacional, na qual a Príncipe Discos e a Enchufada são centrais a interpretar e a formar várias novas batidas na sonoridade de Lisboa. 2024 marca o regresso de Pedro da Linha à música autoral, com vários lançamentos previstos até ao final do ano, que irão culminar num novo disco, a sair no início de 2025. Pedro da Linha é o embaixador do futuro que começou já a ser escrito.
O Karma é... um evento sobre música que, a cada edição, resume as ambições do Carmo81 e consolida-o como agente que se esforça pela descentralização da oferta cultural, com programação e criação marcante na realidade cultural local e nacional. O Karma é... acessível, abrangente, inclusivo e de entrada livre.
O Karma é... uma produção Carmo81, financiada pelo Município de Viseu através do programa de apoio Eixo Cultura. Com o apoio do Forum Viseu; Loja Fidelidade Santa Comba Dão; Junta de Freguesia de Viseu; Gira Sol Azul e Amor Luso.