A nona edição do festival O Sol da Caparica que decorreu entre os dias 15 e 18 de Agosto de 2024, seguiu várias tradições deste festival entre as quais a de um cartaz 100% constituído por artistas nacionais ou de origem em países de expressão portuguesa.
Segundo a organização do festival estiveram presentes durante os quatro dias perto de 100 mil espectadores que tiveram a oportunidade de assistir a espetáculos de artistas como Calema, Rui Veloso, Xutos & Pontapés, Os Quatro e Meia, Capicua, Diogo Batáguas, Dário Guerreiro, Cubinho, entre muitos outros.
O Sol da Caparica contou ainda com um palco renovado que permitia um enquadramento único durante o pôr do sol, bem como uma bem audível melhoria no som proporcionado aos espectadores quando comparado com a edição anterior.
Outra das novidades deste ano foi o Palco Almada por onde passaram diversos artistas locais, dando assim a oportunidade de expor estes artistas a uma audiência mais vasta.
Como já é tradição nos festivais nacionais, a organização revelou que o festival regressará de 14 a 17 de Agosto em 2025 com a promessa de “melhorias significativas ao festival”.
É neste ponto que o festival parece cumprir com uma outra tradição que o assola deste o início e independente de quem o organiza, pois, também em 2024 se verificaram várias falhas na organização que têm que ser revistas para a edição de 2025.
Realizado uma vez mais no Parque Urbano da Costa da Caparica o festival contou com uma nova equipa organizadora composta por António Gomes e André Sardet e pelas empresas Domingo no Mundo e Music Mov, juntamente com a Câmara Municipal de Almada.
Texto: Rui Costa Cardoso e Paula Marques
Fotografia: António Murteira da Silva
Chico da Tina
Calema
Os Quatro e Meia
Xutos e Pontapés