quinta-feira, 22 de agosto de 2024

"E Se Eu Morrer Amanhã?" vai ser publicado no Brasil



O penúltimo livro de Filipa Fonseca Silva, «E Se Eu Morrer Amanhã?» vai ser publicado no Brasil no início de 2025 pela mão da editora Dublinense. A obra, cujos direitos para cinema estão a ser negociados com uma grande produtora nacional, publicada em Portugal em 2023 pela Suma de Letras (Penguin Random House), foi finalista do prémio Livro do Ano Bertrand e tem arrebatado os leitores e a crítica, sendo considerada  um novo marco na literatura feminista.

«E Se Eu morrer Amanhã?» conta-nos a história de Helena, uma septuagenária que, depois de ficar viúva, envereda por uma busca pelo prazer. Um romance hilariante, que nos leva a refletir sobre os preconceitos em relação às mulheres mais velhas e o enorme tabu em torno da sua sexualidade.

A editora Dublinense foi criada em 2009 e, nos últimos anos, tem dado grande ênfase à publicação de literatura lusófona contemporânea. Joana Bértholo, Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Ana Margarida de Carvalho ou Gonçalo M. Tavares, são alguns dos autores portugueses que chegaram ao Brasil pela mão desta chancela.

Sobre a Autora

Filipa Fonseca Silva nasceu no Barreiro em 1979. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica em 2002, preferiu a publicidade ao jornalismo, tendo trabalhado como criativa publicitária até 2017. Em 2011, iniciou a sua carreira literária com Os 30 — Nada é Como Sonhámos, cuja versão inglesa fez com que se tornasse na única autora portuguesa a atingir o Top 100 da Amazon. Desde então, publicou mais cinco romances, dois livros de humor e inúmeras crónicas, contos e ensaios. O último romance, « Admirável Mundo Verde» saiu em junho deste ano. 
Em março de 2023, fundou o Clube das Mulheres Escritoras, uma plataforma de apoio mútuo entre autoras, que tem como objetivo promover e celebrar a Literatura Portuguesa escrita por mulheres.