“Cheque-Mate” é uma comédia realista e arranca com uma modesta questão: “O que faria se a sua conta bancária, sempre no vermelho, apresentasse um saldo de milhões?”. É este o ponto de divergência que cruza dois estilos de vida díspares: a vida de um poderoso banqueiro e de um gerente bancário do Feijó.
A verdade é que o cheque de 5 milhões poderá mudar a vida de Rogério, funcionário bancário, assim como de Hélia, a sua mulher, funcionária pública, honesta e trabalhadora, mas que se perde em concursos de valor acrescentado na tentativa de melhorar a qualidade do casal e do filho André, que estuda engenharia e ainda dá explicações que nunca são pagas.
“Cheque-Mate” é uma comédia de Juca de Oliveira, um dos maiores artistas e dramaturgos brasileiros. O texto, originalmente “Caixa Dois”, foi também adaptado para o grande ecrã, tendo superado o marco de um milhão de espetadores ao longo dos seis anos que esteve em exibição nos cinemas do Brasil.
A versão agora apresentada em Portugal foi adaptada pelo guionista e argumentista Henrique Dias, um dos criadores do sucesso ‘Pôr do Sol’. “Cheque-Mate” conta ainda com a encenação de Carlos Artur Thiré e Clívia Cohen assina o cenário e os figurinos desta nova comédia que promete deixar os portugueses a rir.
Sinopse
É quinta feira e a vida de um poderoso banqueiro e de um gerente bancário do Feijó vão cruzar-se por causa de um cheque de 5 milhões de euros. O que faria se a sua conta bancária, sempre no vermelho, apresentasse um saldo de milhões? Rogério trabalha há 25 anos no banco mas ainda não conseguiu comprar o carro dos seus sonhos, um modesto VW Golf. Hélia, a sua mulher, funcionária pública, honesta e trabalhadora, perde-se em concursos de valor acrescentado. O filho, André, estuda engenharia e dá explicações que nunca são pagas. A notícia do eventual despedimento de Rogério cai como uma bomba e torna-se o ponto de partida para mais uma comédia hilariante. Marcos Caruso, José Raposo, Carla Andrino, Rui Unas, Sara Barradas e Ivo Lucas prometem muitas gargalhadas num texto genialmente escrito por Juca de Oliveira, que associado à interpretação brilhante deste elenco de luxo, se adivinha como um dos espectáculos mais divertidos do ano.