7D7D, a nova banda de Tim Commerford - baixista dos Rage Against the Machine - chega a Portugal com duas datas este ano: dia 24 de outubro no LAV - Lisboa ao Vivo e dia 25 de outubro no Hard Club Porto. Estas datas marcam a estreia da banda em Portugal que conta com três singles e muitas mais músicas por vir.
7D7D é uma banda de Los Angeles composta por Tim Commerford (baixo), Mathias Wakrat (bateria) e Jonny Polonsky (guitarra). Desde o lançamento do seu single de estreia, "Capitalism", na Black Friday, a 25 de novembro de 2022, o trio tem continuado a lançar músicas poderosas e confrontacionais. Todas estas músicas foram gravadas no estúdio de Tim e Mathias em Los Angeles, enquanto Jonny acrescentava as suas partes a partir do seu estúdio em Nova Iorque.
Com a recente mudança de Jonny para Los Angeles, a banda começou a ensaiar e, logo depois, agendou o seu primeiro concerto. "Temos estado a gravar música nos últimos dois ou três anos por email, mas desde a minha mudança de Nova Iorque para Los Angeles, em janeiro, temos ensaiado com bastante regularidade. É realmente emocionante finalmente sair e tocar ao vivo para o público.", diz Jonny.
"É emocionante finalmente ouvir estas músicas ao vivo, elas soam muito melhor do que o esperado", acrescentou Mathias. "É, sem dúvida, o projecto musical mais divertido em que já participei."
Tim continuou: "Tenho orgulho em fazer parte deste jato de combate artístico que nunca para de me ensinar. Tenho sorte de estar com músicos como Mathias e Jonny. Além disso, estamos em guerra e preciso de cantar sobre isso."
SOBRE OS MEMBROS DE 7D7D
Tim aprendeu a tocar baixo e começou a canalizar uma infância difícil para a música. Quando estava nos seus 20 anos, integrou os Rage Against The Machine. Tim também fez parte dos Audioslave (onde conheceu Jonny) e dos Prophets of Rage.
Mathias nasceu e cresceu em França, tendo mais tarde conhecido Tim após se mudar para Los Angeles, através da sua paixão comum pelo ciclismo de montanha. Em 2015, os dois formaram o trio Wakrat, tendo feito uma tournée pela Europa, e também com os Prophets of Rage.
Tim e Jonny começaram a escrever música juntos após o fim dos Audioslave. Jonny tinha sido técnico de guitarra deles, mas essa posição humilde é enganadora – Jonny foi descoberto nos anos 90 por Rick Rubin e assinado pela sua editora, American Recordings, tendo também trabalhado com Johnny Cash, Puscifer, David J dos Bauhaus, entre outros.