Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
A Abelha Maia e o Ovo Dourado
A Abelha Maia, o célebre insecto criado para a literatura por Waldemar Bonsels em 1912, que foi alvo de várias adaptações, incluindo um “anime” dos anos 1970, está de volta. Aqui, Maia e Willi, um amigo, têm uma tarefa: proteger uma princesa formiga no meio de uma batalha de insectos. Uma produção alemã e australiana, esta comédia de animação 3D foi realizada por Noel Cleary.
Oh Lá Lá!
Alice (Chloé Coulloud) e François (Julien Pastel) vão casar-se. Ela é filha dos Bouvier-Sauvage, uma família aristocrata conservadora; ele tem pais mais modestos, os Martin, com concessionários automóveis. As famílias, muito diferentes, juntam-se para celebrar o noivado e decidem fazer um teste de ADN. O que descobrem é que as origens dos pais são muito diferentes daquilo que todos achavam…
Uma comédia de Julien Hervé que conta ainda com Christian Clavier, Didier Bourdon, Sylvie Testud e Marianne Denicourt.
Pacto de Redenção
John Knox é um assassino a soldo que trabalha para um chefe do crime. Tem uma mulher e um filho, mas não se dá com eles. Após um trabalho que deu para o torto, é diagnosticado com uma demência que avança rapidamente. Sem nada a perder e de modo a encontrar alguma forma de redenção, decide ajudar o filho e encobrir o rasto que deixou após ter assassinado o homem que violou a sua filha.
Protagonizado e realizado por Michael Keaton na segunda vez que está atrás das câmaras de um filme, um "thriller" de crime cheio de reviravoltas e drama. Além do realizador, o elenco inclui também James Marsden, Suzy Nakamura, Joanna Kulig, Ray McKinnon, Marcia Gay Harden e Al Pacino.