quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Estreias de cinema de 29 de Agosto de 2024



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Hellboy e o Homem Torto

Segundo idealizou Mike Mignola — o seu criador original e argumentista deste filme —, Hellboy (Jack Kesy) nasceu durante a Segunda Grande Guerra, nas profundezas do Inferno, e foi trazido à Terra para fazer o Mal. Quando, a 23 de Dezembro de 1944, soldados Aliados o encontram nas ruínas de uma igreja, salvam-no e ajudam-no a desenvolver as suas capacidades sobrenaturais. Apesar do seu aspecto diabólico, com cornos na cabeça que vão sendo cortados à medida que se desenvolvem, Hellboy cresce e transforma-se num monstro humanizado, que luta do lado do Bem.

Nesta aventura realizada por Brian Taylor (“Crank - Veneno no Sangue”), o nosso herói junta-se a Bobbie Jo Song (Adeline Rudolph), uma especialista em demonologia, com quem viaja até aos Apalaches, nas Montanhas Rochosas (EUA). Ali, uma pequena comunidade vive aterrorizada por uma entidade demoníaca a que chamam de Homem Torto que, segundo eles, é Jeremiah Witkins, um criminoso enforcado durante o século XVIII. Esse demónio está ali com uma missão: arrecadar almas para alimentar o próprio diabo. 



Campeões 2

Após terem sido desclassificados do campeonato de basquetebol, a equipa d’Os Amigos, formada por jogadores com deficiência, decidiram separar-se e seguir o seu caminho. Dois anos se passaram até Cecilia, uma jovem estagiária de desporto que sonha tornar-se treinadora profissional, os convencer a regressar às competições. Mas há uma informação que ela intencionalmente guardou para si: como já não foi a tempo de conseguir uma inscrição no campeonato de basquetebol, um desporto que eles dominam (relativamente) bem, decidiu inscrevê-los em provas de atletismo.

Novamente realizado por Javier Fesser ("Camino", “Bienvenidos” ), esta é a continuação da história contada por si em “Campeões", uma comédia sobre aceitação, camaradagem e espírito de equipa inspirada numa história verídica que se passou em Burjassot, Valência (Espanha) e que foi o maior sucesso de língua espanhola nas salas de cinema espanholas em 2018. 

O elenco volta a contar com as actuações de Jesús Vidal, Gloria Ramos, Juan Margallo, Sergio Olmo, Jesús Lago Solís, José de Luna, Fran Fuentes, Alberto Nieto, Roberto Chinchilla e Stefan López, assim como Elisa Hipólito, Jelen García, Claudia Fesser e o “youtuber” e “streamer” Brian Albacete Oliver, mais conhecido como Brianeitor - que, com este papel foi nomeado para o Goya de melhor actor revelação.



Longing - À Descoberta do Passado

Daniel Bloch (Richard Gere) é um homem de negócios bem-sucedido e com uma vida confortável. Um dia, cruza-se com Rachel (Suzanne Clément), com quem viveu uma grande paixão vinte anos antes, que lhe dá uma notícia devastadora: quando se separaram ela descobriu que estava grávida e decidiu criar Allen (Tomaso Sanelli), o filho de ambos, sozinha. Contudo, duas semanas antes deste reencontro, o rapaz teve um acidente de carro e morreu.

Determinado a saber mais sobre o filho que nunca veio a conhecer, Daniel viaja até à cidade onde ele cresceu. Conversando com as pessoas com quem Allen tinha ligações mais próximas, entre elas, Mikey, o melhor amigo, Lillian, a namorada, e Alice (Diane Kruger), uma professora por quem estava apaixonado, ele fica com uma ideia de quem ele era verdadeiramente.

Um drama com assinatura do israelita Savi Gabizon, que faz uma versão americana do seu próprio filme “Ga'agua”, saído em 2017.