Para muitos consumidores, dezembro chega com uma sensação familiar – a ansiedade e a urgência de tratar de todos os presentes de Natal. A Klarna, a rede global de pagamentos e assistente de compras capacitada por IA, chama-o de Wait Until December Syndrome (WUDS). De acordo com o inquérito recente conduzido em Portugal, quase 1 em cada 3 homens (31%) adia as compras de Natal até ao mês dezembro, e 2,8% afirma mesmo que faz estas compras apenas na véspera de Natal.
Então, porque é que muitos de nós esperam tanto tempo? A psicóloga do consumo, Kate Nightingale, explica - “Não se trata de uma questão de pressa ou falta de reflexão. Na verdade, é uma estratégia focada na eficiência. Em Portugal, quase metade dos homens (44,6%) procura eficiência e prefere gastar o mínimo de tempo possível a fazer as suas compras. Embora esta abordagem possa ajudar a reduzir o stress, tem as suas desvantagens. Os compradores de dezembro muitas vezes perdem ofertas antecipadas e enfrentam problemas de stock limitado, o que pode explicar porque é que mais de 65% dos homens inquiridos afirma que recorre a ferramentas de comparação de preços para ajudar a encontrar melhores ofertas ao fazer compras fora dos dias de pico de vendas.”
As ferramentas da Klarna, tal como o assistente de compras com tecnologia de IA na aplicação, disponibilizam aos compradores uma forma mais inteligente de encontrar ofertas, acompanhar preços e obter sugestões de presentes personalizadas - ideal tanto para quem planeia com antecedência como para os que esperam pela véspera de Natal para comprar presentes.
Para muitos dos compradores que se encontram no primeiro grupo – com maior incidência para as mulheres - as compras de Natal já começaram em outubro (9,8% das mulheres vs 6,4% dos homens). A psicologia explica ainda que, de acordo com vários estudos, muitas mulheres olham para a troca de presentes significativos como uma forma de nutrir laços sociais. O inquérito mostra ainda que, em Portugal, mais de 33% dos homens compra presentes de última hora para a/o parceiro/a – em comparação com 22,9% das mulheres.
“As mulheres são muitas vezes as “guardiãs” dos parentes nas suas comunidades e tratam a dádiva de presentes como uma ferramenta para sustentar e fortalecer os laços sociais, bem como para garantir a melhor representação da sua unidade familiar. Todas estas considerações exigem tempo e esforço, mas oferecem mais satisfação às mulheres no que diz respeito à compra e entrega de presentes do que aos homens.”, adianta Kate Nightingale.
Como se comporta a linguagem do amor na troca de presentes?
O inquérito realizado pela Klarna junto dos portugueses também revela algumas lacunas entre confiança e entusiasmo: são as mulheres que se encontram mais entusiasmadas para encontrar o presente perfeito (44,4% em comparação com 29,5% dos homens), mas os homens declaram-se ligeiramente mais confiantes e eficientes do que as mulheres (39,3% dos homens vs 35% das mulheres inquiridas).
“Para muitos, dar e receber presentes é uma expressão de amor, muitas vezes ligada às 5 linguagens do amor”, explica Kate Nightingale. “A importância da troca de presentes no aprofundamento das relações – e o simbolismo de um presente atencioso – aumenta a pressão para se encontrar o presente certo.”
Marcas como a Perfumes & Companhia e o Marketplace KuantoKusta adotaram recentemente a Klarna como método de pagamento, permitindo que os utilizadores possam gerir a compra dos seus presentes de Natal de forma mais cómoda, flexível e eficiente.