Como o primeiro modelo da série Mercedes-Benz Mythos, estritamente limitada, o Mercedes-AMG PureSpeed (consumo de combustível combinado: 13,7 l/100 km | emissões combinadas de CO₂: 312 g/km | classe de CO₂: G) celebrou a sua estreia mundial no Grande Prémio de Fórmula 1™ de Abu Dhabi. A realização intransigente de um automóvel de desempenho totalmente aberto, de dois lugares, sem teto ou para-brisas, é uma homenagem às corridas e oferece uma experiência de condução inesquecível.
O Mercedes-AMG PureSpeed celebra a tradição da Mercedes-Benz no desporto motorizado com o seu emocionante design de carro de corrida, materiais inovadores e tecnologia moderna. A série exclusiva é estritamente limitada a 250 modelos.
Design de automóvel desportivo inspirado no hipercarro Mercedes-AMG ONE
O design do Mercedes-AMG PureSpeed é caracterizado por uma combinação de uma silhueta baixa, um capot longo e uma frente muito próxima do solo com formato de nariz de tubarão distintivo. Com a sua ampla entrada de ar, lettering AMG e uma estrela Mercedes escurecida e cromada, a frente assemelha-se ao Mercedes-AMG ONE. Além disso, o modelo apresenta um capot aerodinamicamente otimizado. O trabalho de precisão da equipa de aerodinâmica também é evidente nos pequenos defletores parcialmente transparentes na frente e nas laterais, que evitam que a turbulência incomode o condutor e o passageiro. Elementos aerodinâmicos, definidos de forma acentuada em fibra de carbono visível na parte inferior, criam um forte contraste com as formas sensuais e arredondadas da parte superior. A tampa da bagageira e o difusor traseiro também são aerodinamicamente otimizados. O seu design leva em consideração a ausência de um teto.
O design das jantes forjadas de 21 polegadas é caracterizado por coberturas de fibra de carbono nos eixos dianteiro e traseiro. As coberturas traseiras são totalmente fechadas para menor resistência ao ar. As coberturas dianteiras são abertas para otimizar o fluxo de ar na frente e o arrefecimento dos travões. No eixo dianteiro são utilizados pneus 275/35 R 21 em jantes de 9,5 J x 21 polegadas, já no eixo traseiro são utilizados pneus 305/30 R 21 em jantes de 11,0 J x 21 polegadas.
O trabalho de precisão da equipa de design também pode ser visto no acabamento das soleiras laterais com aero flics. Os ombros musculados acima das cavas das rodas traseiras fundem-se na elegante tampa da bagageira e no marcante difusor traseiro.
Sistema HALO em vez de pilar A
Outro destaque é o sistema HALO, que este modelo usa em vez do pilar A convencional. Este elemento foi inspirado na classe principal do desporto motorizado e faz parte de todos os veículos de Fórmula 1™ desde 2018. O sistema protege a cabeça do condutor em caso de acidente. O sistema de segurança no Mercedes-AMG PureSpeed consiste num robusto suporte tubular de aço. A característica de segurança bifurcada está firmemente presa à estrutura da carroçaria do carro. O componente aerodinamicamente otimizado protege ambos os passageiros. O sistema de proteção contra capotamento também apresenta duas barras rígidas de proteção que estão ocultas sob as entradas aerodinâmicas. Estes componentes também fazem parte da estrutura da carroçaria. Como detalhe interessante, o HALO é indiretamente iluminado na parte inferior por tiras estreitas de LED, levando a iluminação ambiente a um novo nível.
Existem também dois capacetes aerodinamicamente otimizados, projetados e fabricados especificamente para o Mercedes-AMG PureSpeed. São produzidos na cor exterior e possuem um sistema de comunicação por intercomunicador. Os capacetes permitem que o condutor e o passageiro comuniquem claramente, mesmo a altas velocidades. Como recurso adicional, os smartphones podem ser emparelhados com o sistema de intercomunicador, permitindo que o condutor e o passageiro falem ao telefone e ouçam música através dos altifalantes dos capacetes.
Uma homenagem aos lendários modelos Mercedes
Muitas outras características também são uma homenagem ao desporto motorizado. As duas entradas atrás dos assentos ostentam o emblema AMG e são reminiscências dos lendários carros de corrida, como o 300 SLR, o carro que Stirling Moss e Denis Jenkinson conduziram até à vitória na Mille Miglia de 1955 (uma corrida de 1.000 milhas) em Itália. Apropriadamente, o PureSpeed vem com um acabamento exclusivo Silver Arrow em cinzento Mystic magno.
O pack opcional Motorsport Styling oferece acabamentos que variam do vermelho Le Mans ao cinzento Graphite com um padrão AMG em preto. Este último é uma homenagem à cor do Mercedes que venceu a corrida Targa Florio na Sicília exatamente há 100 anos. O carro foi acabado em vermelho, uma cor usada apenas por fabricantes italianos na época. Os carros de corrida alemães, por outro lado, eram tradicionalmente brancos. O acabamento vermelho destinava-se a impedir que os tifosi do desporto motorizado italiano tentassem obstruir o carro alemão. O plano funcionou: com Christian Werner ao volante, o carro de corrida Mercedes de 2 litros com o número 10 foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Para comemorar esta vitória há 100 anos, o pack Motorsport Styling apresenta o número '10' na parte dianteira.
Conceito de cor e equipamento em dois tons
Com o seu clássico conceito de cor e equipamento em dois tons em branco Crystal/preto, o interior adiciona destaques adicionais. Os bancos AMG Performance com revestimento em pele especial e costura decorativa única oferecem um suporte lateral ideal além de uma aparência exclusiva. O seu design com linhas fluidas é inspirado no ar que flui ao redor do automóvel. Os bancos multicontorno e aquecidos aumentam o nível de conforto. A área atrás dos bancos inclui fibra de carbono. Almofadas de pele integradas na parte traseira continuam as linhas fluidas dos bancos, enquanto os tapetes de alta qualidade AMG ecoam a cor, o design e a costura decorativa dos bancos. O acabamento das embaladeiras das portas também vem estofado em pele. O volante AMG Performance continua sistematicamente o conceito de interior em dois tons.
Outro destaque do interior é o relógio analógico personalizado projetado pela IWC Schaffhausen. Está colocado de forma proeminente no centro do painel de instrumentos numa caixa em forma de gota em preto brilhante sobre uma base feita de fibra de carbono. A base do relógio apresenta um design sofisticado que faz o relógio parecer flutuar. O cronómetro premium tem um mostrador específico do PureSpeed com destaques AMG. Para uma visibilidade ideal, o mostrador é iluminado ao anoitecer e no escuro. O aro característico sublinha a afinidade visual com a lendária Coleção IWC Ingenieur. O sistema de som surround 3D de alta qualidade Burmester com 15 altifalantes e 1.170 watts de potência do sistema proporciona uma experiência sonora autêntica semelhante a um festival de verão ao ar livre. Uma placa na consola central menciona '1 de 250' para indicar que o modelo faz parte da série Mythos estritamente limitada.
Para proteger o automóvel de intempéries como chuva ou tempestades quando estacionado, uma capa protetora está disponível de série. A capa é esticada sobre o interior, incluindo o HALO, e presa aos arcos das rodas da maneira tradicional. Cada cliente também recebe uma capa interior AMG personalizada e específica do PureSpeed. Com um material exterior respirável de fibras sintéticas resistentes a rasgos e um tecido interior antiestático de flanela, protege o carro de poeiras e arranhões na garagem.
Carroçaria: Arquitetura de automóvel desportivo AMG com estrutura composta de alumínio
O PureSpeed é baseado na arquitetura de automóvel desportivo da Mercedes-AMG. O chassis consiste numa estrutura espacial de alumínio com uma estrutura autoportante. Este design garante rigidez máxima, proporcionando a base perfeita para dinâmicas de condução precisas e proporções de carroçaria desportivas. A mistura inteligente de materiais reduz o seu peso. Os materiais utilizados incluem alumínio, magnésio, compósitos de fibra e aço. Existem também peças de fibra de carbono para os elementos aerodinâmicos nos difusores dianteiro e traseiro, bem como nas embaladeiras laterais e no acabamento atrás dos bancos.
Aerodinâmica sofisticada para diversão pura ao volante
O automóvel apresenta uma série de elementos aerodinâmicos ativos, como o spoiler traseiro extensível, que está perfeitamente integrado na tampa da bagageira. O spoiler muda de posição dependendo das condições de condução. O software de controlo leva em consideração inúmeros parâmetros, incluindo velocidade de condução, aceleração longitudinal e lateral e velocidade de direção. O spoiler adota cinco ângulos diferentes a velocidades acima de 80 km/h, permitindo otimizar a estabilidade de condução ou reduzir o arrasto, dependendo da sua posição.
O elemento aerodinâmico ativo oculto na parte inferior da carroçaria, à frente do motor, também contribui para uma condução segura e dinâmica. Pesando cerca de dois quilogramas, este perfil de fibra de carbono reage aos modos de condução AMG, baixando automaticamente cerca de 40 milímetros a velocidades acima de 80 km/h. Isso cria o chamado efeito Venturi, que adicionalmente suga o carro para a superfície da estrada e reduz a elevação no eixo dianteiro. O condutor sente este efeito diretamente na direção, pois permite que o PureSpeed seja conduzido ainda mais precisamente em curvas e confere ao carro ainda mais estabilidade em linha reta.
Semelhante ao AMG GT 63 PRO, a parte inferior da carroçaria também apresenta elementos aerodinâmicos adicionais que compensam a falta de um teto e melhoram a força descendente. O sistema de elevação no eixo dianteiro é usado para elevar o PureSpeed antes de passar por lombas ou passeios.
Potente e sonoro: motor V8 biturbo de 4.0 litros AMG
O motor V8 biturbo de 4.0 litros AMG com 585 cv de potência máxima e 800 Nm de binário máximo proporciona propulsão dinâmica e excelente desempenho de condução. Combinado com o conceito de design especial do PureSpeed, isso cria uma experiência de condução única e emocionante, porque o design radicalmente aberto faz com que até velocidades mais baixas pareçam subjetivamente muito mais rápidas. Mas os números objetivos também são impressionantes: o PureSpeed atinge os 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos, com uma velocidade máxima de 315 km/h. Depois, há o lendário som do motor V8 AMG, que pode ser sentido ainda mais diretamente no PureSpeed.
Transmissão com embraiagem multidiscos de acoplamento viscoso
A transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G combina uma experiência de trocas de velocidades emocional com tempos extremamente curtos. Uma embraiagem multidiscos substitui o conversor de binário. Reduz o peso do automóvel e, graças à sua menor inércia, otimiza a resposta aos comandos do acelerador, particularmente durante arranques e acelerações fortes.
Maior tração e estabilidade de condução: tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+
O PureSpeed vem com a tração integral AMG Performance 4MATIC+. O sistema inteligente combina as vantagens de diferentes conceitos de tração: a distribuição de binário totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro garante tração ideal no limite físico, bem como alta estabilidade e segurança de condução em todas as condições.
Suspensão e travões: estabilização de rolamento semi-ativa e desaceleração ideal
A inovadora suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização de rolamento semi-ativa hidráulica garante um contacto ideal com a estrada. Em vez de estabilizadores laterais mecânicos convencionais, o sistema usa elementos hidráulicos ativos que compensam os movimentos de rolamento em frações de segundo. O sistema permite um comportamento de direção e de mudança de carga ideal, incluindo dinâmica, precisão e feedback do condutor. Ao mesmo tempo, aumenta o conforto de condução ao conduzir em linha reta e ao passar por lombas. O eixo traseiro de via larga aumenta a agilidade, o que é particularmente notável em estradas sinuosas.
O sistema de travagem composto de cerâmica de alto desempenho AMG de série garante excelentes valores de desaceleração e controlo preciso. Impressiona com distâncias de travagem curtas, resposta sensível e alta estabilidade – mesmo sob cargas extremas. As pinças de travão fixas de 6 pistões na frente e as pinças flutuantes de 1 pistão na traseira são pintadas em preto com logótipos AMG brancos.
Eixo traseiro direcional: combinando agilidade e estabilidade
O PureSpeed está equipado com eixo traseiro direcional. Dependendo da velocidade, as rodas traseiras giram na direção oposta (abaixo de 100 km/h) ou na mesma direção (acima de 100 km/h) das rodas dianteiras. O sistema proporciona tanto uma condução ágil quanto estável - características que estariam em conflito sem o eixo traseiro direcional. Outros benefícios incluem um controlo mais fácil do veículo no limite e menos esforço de direção devido à relação de direção mais direta na dianteira.