A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães regressa à cidade em 2025, entre 25 de outubro e 31 de dezembro e já estão abertas as inscrições para o prémio nacional BIG 2025. São sete os prémios, num total de 8.500 euros, a atribuir.
As inscrições podem ser formalizadas por artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais até 30 de abril de 2025. A informação para o procedimento de inscrição e consulta do regulamento está disponível no site https://big.guimaraes.pt
Serão atribuídos os prémios: Grande Prémio BIG no valor de 5.000 euros; Prémio BIG Revelação no valor de 1.000 euros; e cinco Prémios BIG Aquisição no valor 500 euros cada. Os trabalhos selecionados para este concurso serão expostos no Palácio Vila Flor (CCVF).
A Bienal de Ilustração de Guimarães promoverá também, em 2025, o Prémio Carreira BIG, que será anunciado em breve. Este prémio tem um valor pecuniário de 10.000 euros e ao artista consagrado é reconhecida a grande qualidade artística no conjunto da sua obra, a sua criatividade e inovação nos domínios mais amplos da ilustração.
Em edições anteriores o Prémio Carreira BIG foi a atribuído a Luís Filipe de Abreu (2017), Jorge Silva (2019), Cristina Reis (2021) e Manuela Bacelar (2023).
A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com a organização da cooperativa MOTOR - Produção Cultural, com sede em Guimarães e tem como objetivo dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.
Este evento tem desempenhado um papel de relevância no apoio, promoção e valorização da área artística a que se dedica e no reconhecimento dos seus autores. 2025 será o ano de consolidação da BIG na cidade que acolhe esta bienal, sem esquecer a forte ligação à comunidade educativa e respetivas escolas artísticas. A BIG continua a ser um ponto de encontro entre profissionais da ilustração, a comunidade e estudantes de artes.
A BIG conta com a Direção Artística do artista plástico Tiago Manuel e de Rui Bandeira Ramos que assume a Direção Técnica.
A programação da 5.ª edição da BIG estender-se-á a vários espaços em Guimarães e promoverá diversas ações que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras A Teia da Ilustração, em torno da ilustração, e novidades que serão anunciadas em breve.
O cartaz oficial da BIG 2025 é uma ilustração de Madalena Matoso. A artista, ilustradora e designer conquistou o Grande Prémio da 4.ª edição da BIG em 2023.