Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Bad Genius - Os Génios da Cábula
Em 2017, Nattawut Poonpiriya assinou, na Tailândia, um "thriller" sobre um esquema de copianço em exames que ganha contornos megalómanos, centrado numa aluna excepcional. Foi o filme tailandês mais bem sucedido de sempre em termos internacionais. Agora, esse filme ganha um “remake” americano, assinado por J.C. Lee, que fez currículo na televisão, em séries como "Looking", "How to Get Away With Murder" ou The Morning Show, e co-escreveu o filme de 2019 "Luce", de Julius Onah baseado na sua própria peça de teatro.
Onah é o co-argumentista de Lee neste filme, que, como o original, gira à volta de um grupo de finalistas de liceu que decidem juntar-se para lutar contra o sistema de entrada na faculdade, que crêem ser corrupto. Com Taylor Hickson, Jabari Banks, Sarah-Jane Redmond, Callina Liang, Benedict Wong e Tina Grant.
Mufasa: O Rei Leão
Após os eventos do filme “O Rei Leão”, encontramos o sábio mandril Rafiki a contar a história do rei Mufasa e do seu irmão Taka (que mais tarde conhecemos como o ressentido Scar). A ouvi-lo com toda a atenção está a pequena Kiara, neta do soberano, acompanhada pelos inseparáveis Timon e Pumba.
Com recurso a “flashbacks”, ficamos a conhecer o momento em que Mufasa, quando era uma cria de leão perdida no mundo, conhece Taka, um leãozinho da sua idade e único herdeiro do vasto território das Terras do Reino. Os dois tornam-se grandes amigos, vivendo experiências que os vão tornar mais próximos, mas que serão também motivo para uma rivalidade que mudará o curso da história daquele lugar.
Produzido pela Disney, este filme em “live action” tem realização de Barry Jenkins e é uma prequela do filme de animação realizado por Roger Allers e Rob Minkoff – e que, em 1995, arrecadou dois Óscares: melhor banda sonora e canção (a célebre "Can you feel the love tonight", da autoria dos britânicos Tim Rice e Elton John).
Na sua versão original, as vozes são de Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Seth Rogen, Billy Eichner, John Kani, Donald Glover, Beyoncé, Blue Ivy Carter e Mads Mikkelsen, entre outros.
Discos Perdidos
Nuno, um açoriano a viver em Lisboa há vários anos, perdeu a colecção de vinis que juntou na juventude. Em busca desses discos, tão representativos da sua história pessoal, regressa à ilha onde nasceu, reencontrando os lugares, as pessoas e as tradições que tanto o marcaram e o tornaram na pessoa que é hoje.
Produzido por Nuno Miguel Simões e realizado por Tiago P. de Carvalho (“Nirvana”) segundo um argumento de Nuno Costa Santos, que também interpreta a personagem principal, um “road movie” que segue o percurso de um homem em busca de si mesmo.