Amanhã, dia 31 de Dezembro, terá lugar a 49ª Corrida São Silvestre da Amadora, sendo a entidade promotora a Câmara Municipal da Amadora. Entre em 2025 a participar nesta emocionante Corrida São Silvestre, considerada a mais antiga de Portugal Continental!
A Junta de Freguesia da Venteira juntou-se a esta iniciativa como parceira e convidou o Campeão Mundial de Skate, na modalidade de freestyle para uma demonstração, no decorrer de uma das etapas da corrida.
Francisco Patrone venceu o 3º lugar no World Freestyle Skateboarding Championship na Alemanha. A Amadora tem muitos praticantes de skate nas inúmeras rampas espalhadas pela cidade. O objetivo da demonstração é dar a conhecer a modalidade aos amadorenses que, aos milhares, acompanham e assistem à Corrida São Silvestre.
Para que todos os participantes possam desfrutar ao máximo da Corrida São Silvestre Amadora, a organização irá dividir a partida em várias vagas. A partida será dada por vagas e a dimensão das mesmas será em função do número de inscritos por bloco. Os atletas não partirão todos em simultâneo. Todos os atletas devem estar alinhados na partida, obrigatoriamente, até às 18h00 no respetivo local, de acordo com o seu bloco de partida. As portas dos blocos serão encerradas às 18h00 e todos os atletas que não tiverem entrado no seu bloco até essa hora deverão fazê-lo pela entrada do bloco +60.
O tempo de chip apenas será ativado quando o atleta passar a linha de partida, como tal, o facto de sair em diferentes vagas não implica uma penalização no tempo de prova. A classificação final será ordenada em função do tempo oficial.
Sobre Francisco Patrone
O Francisco é um skater português de 22 anos que nasceu e cresceu na Amadora. Nos últimos 4 anos tem dividido o seu tempo entre a modalidade e a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).
Todos os dias, antes de ir para a universidade, acorda bem cedo e pelas 6h da manhã já percorre as ruas da Amadora no seu treino matinal. Tudo teve início quando o computador do Francisco avariou deixando-o aborrecido e à procura de algo para fazer. Encontrou um skate que há mais de uma década jazia num canto do quarto e decidiu trazê-lo à vida novamente.
Na época, Francisco não tinha ideia de que os truques que tentava reproduzir com o skate eram efetivamente movimentos de freestyle. Rodney Mullen sempre foi a sua referência na modalidade.
Francisco a partir de então decidiu se esforçar e criar os seus próprios movimentos de freestyle com o seu skate. A sua dedicação e disciplina levaram-no a conquistar o 3º lugar no World Freestyle Skateboarding Championship na Alemanha. Atualmente é professor da modalidade do Sporting Clube de Portugal.