Selecionado como candidato da Dinamarca na corrida aos Óscares, esta emocionante saga de sobrevivência entre o homem e a natureza, recebeu três prémios do European Film Awards, incluindo o de Melhor Ator para Mads Mikkelsen, Melhor Fotografia e Melhor Guarda-Roupa.
Em 1755, o empobrecido Capitão Ludvig Kahlen parte à conquista da dura e inabitável charneca dinamarquesa com um objectivo aparentemente impossível: fundar uma colónia em nome do Rei. Em troca, receberá o título real que ambiciona desesperadamente. Mas o único regente da área, o cruel Frederik de Schinkel, acredita arrogantemente que aquela terra lhe pertence. Quando de Schinkel descobre que a sua criada Ann Barbara e o marido fugiram e se refugiaram junto de Kahlen, o privilegiado e rancoroso regente jura vingança, fazendo tudo ao seu alcance para obrigar o Capitão a partir. Kahlen não se deixa intimidar e aceita a batalha desigual – arriscando não apenas a sua vida, mas também a da família de forasteiros que se formara em seu redor.
Bastarden nasceu desse balanço existencial e é, de longe, o meu filme mais pessoal até à data. Ajudados pelo brilhante romance de Ida Jessen, Anders Thomas Jensen e eu queríamos contar uma história grandiosa e épica sobre como as nossas ambições e desejos falharão inevitavelmente se forem tudo o que temos. A vida é um caos; dolorosa e desagradável, bela e extraordinária, e muitas vezes não a conseguimos controlar. Como diz o ditado, “Nós fazemos planos e Deus ri-se”, refere o realizador Nikolaj Arcel.
O filme parte de uma adaptação do romance de 2011 de Ida Jessen, The Captain and Ann Barbara, onde Mads Mikkelsen interpreta um pioneiro firme e engenhoso, cuja lealdade ao monarca é inabalável, mas que pensa sobretudo em si próprio. Embora o tema da civilização conquistada no deserto faça lembrar um western, o filme centra-se em intrigas mais complexas de classe e género. Aqui, a civilização é tanto uma fonte de tirania desenfreada como um ideal que deve ser continuamente afirmado com empreendimentos individuais.
A Terra Prometida estreia a 12 de Dezembro na Filmin.