Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Uma Viagem ao Teu Lado
Max Bernal está a atravessar um momento particularmente difícil da sua vida: a carreira como comediante encontra-se num angustiante impasse, o fim do seu casamento forçou-o a regressar a casa do pai e, pior do que tudo o resto, está a ter grandes dificuldades em gerir a guarda partilhada de Ezra, o filho. A pressão aumenta quando o rapaz, diagnosticado como autista e com dificuldades em acatar as regras da sala de aula, é expulso da escola e os pais aconselhados a matriculá-lo num estabelecimento de ensino especial.
Sem conseguir conformar-se com a forma como os professores e a ex-mulher percepcionam o filho, Max faz algo inesperado: vai buscá-lo a casa da mãe e leva-o numa longa viagem de carro pelo país. Essa decisão, que causa um grande tumulto à volta deles, terá um enorme impacto nas vidas de todos.
Uma comédia dramática realizada por Tony Goldwyn, com a participação de Bobby Cannavale, Rose Byrne, Vera Farmiga, Rainn Wilson, Tony Goldwyn, William Fitzgerald, Whoopi Goldberg e Robert De Niro.
O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim
Realizado pelo japonês Kenji Kamiyama, um filme de animação cuja acção decorre 183 anos antes dos eventos retratados na trilogia O Senhor dos Anéis, escrita, entre os anos 1937 e 1949, por J.R.R. Tolkien e transposta para o grande ecrã por Peter Jackson.
Nesta Terra Média do passado, conhecemos Helm Hammerhand, o nono rei de Rohan e o último da sua linhagem. O seu reinado foi marcado por guerras com os dunlendings, que tudo fizeram para lhe usurpar o trono. Wulf, o líder, determinado a vingar a morte do pai, ataca Rohan, forçando Helm e o povo rohirrim a resistir dentro da fortaleza de Hornburg onde, mais tarde, Théoden, Aragorn, Legolas, Gimli e muitos outros enfrentarão as legiões de Saruman, vindas de Isengard.
O elenco de vozes conta com Brian Cox, Gaia Wise, Luca Pasqualino e Miranda Otto, que volta a assumir o papel de Éowyn, tal como nos filmes de Jackson.
Kraven, o Caçador
A história de Kraven (Aaron Taylor-Johnson), filho de Nikolai Kravinoff (Russell Crowe), um implacável criminoso russo que o criou com brutalidade e exigiu dele coragem e obediência cega. Num esforço de se diferenciar do passado e de tudo o que o ligasse ao progenitor, mas ainda com a violência entranhada dentro de si, Kraven resolve fazer justiça com as próprias mãos, enfrentar os seus inimigos e vingar-se.
Com realização de J. C. Chandor (O Dia Antes do Fim, Um Ano Muito Violento), e argumento de Richard Wenk, Art Marcum e Matt Holloway, Kraven, O Caçador é um spin-off particularmente violento do universo Marvel que se centra num dos seus mais temidos anti-heróis. O elenco inclui ainda Ariana DeBose, Christopher Abbott, Alessandro Nivola e Fred Hechinger.