Falar ou calar?
A escolha é sua, mas quando fala deve pensar, organizar as suas ideias e preparar-se, porque só assim será realmente ouvido e alcançará os seus objetivos. Todos nós estamos em constante interação com os outros, mas será a nossa comunicação eficaz? Somos ouvidos? Conseguimos alcançar os nossos objetivos?
Quando falamos há questões que devemos colocar e decisões a tomar. Que tipo de comunicador sou? Agressivo ou permissivo? Que tipo de mensagem quero passar? Positiva, motivadora? Quem é a minha audiência? Fiz as perguntas certas para conhecer quem me está a ouvir? Coloquei-as no centro da conversa? Que opiniões devo escutar e quais as que devo ignorar? Quando devo lutar por um argumento e quando devo desistir?
Carla Rocha apresentadora de rádio, oradora Ted Talks e consultora de comunicação, reúne neste livro técnicas e estratégicas que o vão tornar um comunicador eficaz.
Habituada a treinar CEO, empresários, atletas e outros profissionais, Carla Rocha ensina-o a tornar as suas conversas mais claras, as reuniões mais assertivas e os seus discursos mais empáticos. Ensina-o a comunicar com conta peso, medida e com intenção.
Sobre a Autora
Carla é Rocha uma referência como animadora de rádio e consultora de comunicação. A sua carreira de quase 30 anos faz a ponte entre o universo da rádio e da comunicação estratégica. Está também dedicada ao ensino. É docente do ISEG no programa de MBA e professora convidada da NOVA SBE.
O seu percurso começou atrás dos microfones, com a paixão de contar histórias e de criar ligações com a audiência. Esteve à frente de programas como o «Café da Manhã» e o talk show «Rocha no Ar» na RFM e «As 3 da Manhã» na Renascença. Em 2015, fundou a empresa Carla Rocha Comunicação, que se dedica a formar líderes e equipas em comunicação, cultura organizacional e engagement. O seu conhecimento de estratégias de comunicação efetivas, desenvolvido ao longo de vários anos à frente de programas de rádio líderes de audiência e de formação académica, tornou-a uma conselheira de confiança para clientes nacionais e internacionais.
Escreveu os livros «Fale Menos Comunique Mais – 10 estratégias para se tornar um grande comunicador» e «Fale Menos Influencie Mais – 5 estratégias para ser ouvido e comunicar com influência». Participou duas vezes como oradora em conferências TEDx e fez parte da comissão técnica que desenvolveu a Norma para a Gestão do Bem-Estar e da Felicidade (4590).
É licenciada em Ciências da Comunicação, pós-graduada em Gestão de Marketing, Comunicação e Multimédia pelo ISEG e em Gestão aplicada às PME pela NOVA SBE. Atualmente frequenta um Mestrado em Liderança.