Numa era em que os algoritmos aprendem a compor, escrever e desenhar, a FNAC escolhe celebrar aquilo que nenhuma máquina consegue imitar: a criatividade humana. A 24.ª edição dos ‘Novos Talentos FNAC’ chega em 2026 com o lema “A revolução está AÍ. Vais deixar de criar por ti?”. Com esta provocação, a marca desafia o lugar da arte num mundo onde a inteligência artificial é cada vez mais presente, e lembra que a verdadeira inteligência está na imaginação, no erro e na emoção.
Mais do que refletir sobre o impacto da tecnologia, esta edição celebra aquilo que a distingue do humano, a emoção, o instinto e a capacidade de imaginar. Porque, mesmo na era da inteligência artificial, são das mãos e das mentes humanas que nascem as ideias que movem o mundo.
"Vivemos tempos extraordinários, onde a inteligência artificial já não é ficção científica, mas uma ferramenta presente e revolucionária. Contudo, na FNAC, acreditamos que a criação é emoção, improviso, risco e identidade, algo que nenhuma máquina pode replicar", explica Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC DARTY Portugal. "Não ignoramos a tecnologia, mas defendemos que ela deve ser uma aliada, usada com consciência e ética, para ampliar horizontes e inspirar novas formas de expressão, nunca para substituir o pensamento crítico e a intuição artística. A verdadeira revolução é humana, e a criação continua a ser nossa".
A iniciativa mantém o compromisso de descobrir e promover novos artistas nas áreas da escrita, música, fotografia, cinema, ilustração e videojogos, com mais de 75 mil euros em prémios.
A 24.ª edição traz também um júri renovado e mais diverso, que junta nomes consagrados e novas vozes de diferentes gerações e universos criativos. Na música, Selma Uamusse e Samuel Úria juntam-se a Henrique Amaro e Lia Pereira. Na fotografia, Diana Tinoco, Marisa Cardoso e José Goulão integram o painel ao lado de João Porfírio. Na escrita, João Tordo e Conceição Garcia recebem Rita da Nova e Álvaro Cúria que se juntam ao júri deste ano. Nas restantes categorias, mantêm-se criadores de referência dos anos anteriores, Paulo Trancoso, Tiago Guedes, Leonor Teles e Paulo Viveiros, na categoria de cinema. Leonor Zamith, Bernardo Carvalho, Catarina Sobral e João Fazenda, juntam-se para a categoria de ilustração. Ricardo Flores, João A. de Matos, André Santos e Miguel Dias, representam a categoria de videojogos.
As candidaturas decorrem entre 1 de janeiro e 26 de fevereiro de 2026, em www.fnac.pt/novostalentos. Os projetos serão avaliados entre 1 de março e 30 de abril, e os vencedores serão anunciados no FNAC LIVE 2026, evento que celebra a cultura e o talento nacional.
Cada vencedor receberá o Prémio Monetário Repsol, no valor de 5.000€, além de distinções e prémios atribuídos por parceiros como HP, HyperX, OMEN, Fujifilm, Faber-Castell, Universidade Lusófona, World Academy, Kobo, Narrativa e Lisboa Games Week. As menções honrosas serão distinguidas com 2.500€ e oportunidades de formação, exposição e publicação.
A Repsol volta a ser o principal patrocinador desta celebração da cultura e da energia criativa, reforçando o seu apoio a iniciativas que inspiram e transformam. A edição de 2026 conta ainda com o apoio da FUJIFILM, Universidade Lusófona, Narrativa, Escrever-Escrever, Faber-Castell, HP, HyperX, OMEN, World Academy, Lisboa Games Week e KOBO, e com os media partners SAPO, Antena 3, Radar e Oxigénio.
Além das informações no site, é possível ainda obter mais informações sobre os NTF 2026 através do email novostalentosfnac@pt.fnac.com
