sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Francisco Louçã apresenta «Imaginação» na Fundação Calouste Gulbenkian



O lançamento do livro Imaginação – Cores, Deuses, Viagens e Amores, de Francisco Louçã, vai ter lugar na Sala 2 da Fundação Calouste Gulbenkian,  em Lisboa, pelas 18h30 do dia 17 de novembro (próxima segunda-feira). A sessão vai contar com a presença do autor, do administrador-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d'Oliveira Martins e a apresentação da escritora Lídia Jorge.  

Um voo condenável? Um devaneio? Ou algo indissociável dos atos de pensar e sentir? O que representa afinal a imaginação para a humanidade? No seu novo ensaio Imaginação – Cores, Deuses, Viagens e Amores, Francisco Louçã, economista, professor catedrático e antigo deputado à Assembleia da República, dá-nos um olhar fascinante e inovador sobre o ser humano, os seus desejos e a sua grande capacidade de progredir, ao longo dos séculos, pela imaginação.

Uma edição Bertrand Editora, Imaginação – Cores, Deus, Viagens e Amores já se encontra à venda nas livrarias nacionais.

Sobre o Autor

Francisco Louçã é economista e professor catedrático na Universidade de Lisboa (ISEG). Publicou nos anos recentes uma trilogia sobre as classes sociais em Portugal, com João Teixeira Lopes, Jorge Costa e Lígia Ferro (Os Burgueses, 2014; As Classes Populares, 2017; e As Classes Médias, 2019) e um estudo sobre a crise financeira (Sombras, 2017, com Michael Ash). São também de sua autoria Manual de Economia Política (2021, com Mariana Mortágua), O Futuro Já Não É o Que Nunca Foi, entre outras obras em parceria com diversos autores. Foi deputado e membro do Conselho de Estado.