quinta-feira, 13 de novembro de 2025

No mundo da atenção fugaz e dos desafios constantes só as «Empresas Magnéticas» sobrevivem



Num mundo competitivo, imprevisível e em constante mudança, apenas as empresas verdadeiramente magnéticas conseguem atrair e manter clientes, talentos e oportunidades. É esta a premissa de Empresas Magnéticas – O poder da reputação, da influência e da comunicação, o primeiro livro de Salvador da Cunha, fundador e CEO da Lift Consulting, que chega às livrarias a 20 de novembro, com chancela da Contraponto.

Com mais de trinta anos de experiência como consultor de comunicação, o autor – eleito o profissional do setor de Relações Públicas mais admirado em Portugal – revela como a combinação entre reputação, influência e comunicação, quando trabalhada de forma integrada e estratégica, é determinante para o sucesso de qualquer organização. Ao longo do livro, Salvador da Cunha revela as ferramentas e as estratégias que têm ajudado empresas e marcas nacionais e internacionais a construir uma reputação sólida, a influenciar o mercado e a comunicar com autenticidade.

«Gerir a comunicação das empresas é um exercício cada vez mais complexo, num tempo em que se disputa a atenção dos públicos, que nunca antes tiveram tantos estímulos em simultâneo. É muito importante, por isso, que as empresas sejam estratégicas nos objetivos, influentes no ambiente competitivo e que saibam navegar na complexidade das ferramentas de comunicação. Este livro tenta dar resposta a estes três grandes eixos», afirma Salvador da Cunha.

Com uma linguagem acessível e exemplos práticos, Empresas Magnéticas é um verdadeiro manual de transformação empresarial, destinado a gestores, empreendedores, equipas de comunicação e a todos os profissionais que pretendem criar organizações que inspiram confiança, atraem talento e conquistam clientes.

Empresas Magnéticas já se encontra em pré-venda e chega às livrarias no dia 20 de novembro.
 
Sobre o Autor

Salvador da Cunha é acionista e CEO da Lift Consulting, uma das principais consultoras portuguesas nas áreas de gestão de reputação, consultoria em comunicação e relações públicas, comunicação digital e criatividade, que fundou há 30 anos, depois de ter passado pelo jornalismo.  

Ao longo deste percurso, foi consultor de mais de 500 clientes, entre grandes multinacionais e grupos económicos portugueses, nos mais variados setores de atividade, desde operações de mercado de capitais, partidos políticos, governos e oposições, banca, grandes grupos industriais e até os maiores eventos musicais realizados em Portugal. 

Na área da comunicação lançou ou comprou mais de 15 empresas especializadas nas mais variadas áreas do marketing e da comunicação, algumas depois integradas na Lift. 

Foi ainda presidente e vice-presidente da Direção da APECOM, já lecionou no ensino superior e foi membro do Board da ICCO (The International Communications Consultancy Organisation), de 2008 a 2010.  Também já fez parte do júri de inúmeros prémios internacionais, incluindo Cannes, SABRE Awards, European Excellence Awards e orador em vários congressos internacionais. É autor do podcast ÍMAN.  

Empresas Magnéticas, que publica com a Contraponto, é o seu primeiro livro.