sexta-feira, 21 de novembro de 2025

"O Enigma de Israel” de Henrique Cymerman



Depois do enorme sucesso dos lançamentos em Lisboa e no Porto,  o jornalista Henrique Cymerman regressa a Lisboa para apresentar “O Enigma de Israel”, na quinta-feira, 27 de novembro, na FNAC do Colombo, às 18h30. Lançado dois anos após o massacre de 7 de outubro de 2023,  o livro - que fez cinco edições num mês - explica a importância dessa data na história de Israel e no eterno conflito com o mundo árabe.

"Depois do massacre e da mais longa e dolorosa guerra entre Israel e a Palestina chegou o momento de aprofundar e decifrar, da forma mais honesta possível, qual é o enigma de Israel. Espero que o livro consiga iluminar muitos ângulos e realidades frquentemente ignoradas e esquecidas. As verdades absolutas são frágeis, apostemos na complexidade, de tentar informar e evitar opinar", afirma o correspondente da SIC no Médio Oriente sobre um livro que tem prefácio do presidente do Estado de Israel, Yitzhak Herzog, e é uma tentativa de fazer uma breve história dos quatro mil anos de existência do país.

"Como é possível que, apesar de ocupar milhares de manchetes em todo o mundo, Israel continue a ser tão desconhecido? Será ignorância? Má-fé? Prefiro acreditar que é a complexidade – as verdades absolutas são absolutamente frágeis. Para compreender o presente, é preciso conhecer o passado. Por isso, quis que este livro híbrido – abarca relações internacionais, política, atualidade – incluísse uma forte componente histórica não apenas sobre Israel, mas também sobre o povo judeu", escreve Henrique Cymerman que considera "a diplomacia pública" uma das grandes lacunas do Estado de Israel no pós-7 de Outubro. 

"Neste livro os leitores encontrarão um tesouro de ideias, revelações e histórias sábias sobre a atualidade de Israel após o massacre de 7 de outubro de 2023. Das suas páginas ressaltam o seu amor intransigente, nutrido desde casa e desde a infância, pelo seu povo e pela humanidade, e a sua aspiração à paz, estabilidade e prosperidade do Médio Oriente." escreve Yitzhak Herzog, presidente do Estado de Israel, no prefácio.

Sobre o Autor

Henrique Cymerman é um jornalista premiado, correspondente da SIC no Médio Oriente, professor na Universidade Reichman de Governo, Diplomacia e Estratégia e presidente‑fundador da Câmara de Comércio e Inovação Israel-Países do Golfo. Foi candidato ao Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho com o Papa Francisco, que o nomeou seu embaixador pessoal. Cobre o Médio Oriente há mais de 30 anos. Foi distinguido como Grande Comendador em Portugal e Espanha e recebeu 24 prémios internacionais, incluindo o Daniel Pearl Award, o Prémio do Festival de Nova‑Iorque e o Prémio Shimon Peres. É conferencista internacional e especialista em geopolítica, segurança regional e relações Israel-mundo árabe. Nasceu e viveu no Porto e instalou-se em Israel quando tinha 16 anos.Trabalha em cinco línguas.