quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Estreias de cinema de 13 de Novembro de 2025



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



The Running Man

"The Running Man" é um programa de entretenimento de grande audiência no qual os participantes, em busca de uma enorme quantia em dinheiro, têm de sobreviver durante 30 dias enquanto são caçados por todo o tipo de mercenários. Perseguidos por câmaras, os seus percursos são transmitidos em directo para milhões de espectadores de todo o mundo, que rejubilam perante as cenas de acção.

Neste filme, seguimos Ben Richards, um homem desesperado que se inscreve no programa para obter o dinheiro necessário para salvar a vida da filha, recentemente diagnosticada com uma doença grave.

Baseado no livro homónimo de Stephen King – publicado em 1982 sob o pseudónimo de Richard Bachman e com a acção situada em 2025 –, este thriller distópico tem realização de Edgar Wright ("Scott Pilgrim Contra o Mundo", "Baby Driver - Alta Velocidade", "A Noite Passada em Soho")​, que assina o argumento em parceria com Michael Bacall. O elenco conta com Glen Powell, Josh Brolin, Jayme Lawson, Lee Pace, Michael Cera, Emilia Jones, Colman Domingo, David Zayas, Katy O’Brian, Daniel Ezra, Karl Glusman e William H. Macy. 



Viúva Clicquot

A história de Barbe-Nicole Ponsardin Clicquot (1777-1866), mais conhecida como “Veuve Clicquot”, pioneira na indústria do champanhe. Viúva de François Clicquot aos 27 anos, recusa-se a ceder à pressão social e às adversidades económicas que ameaçavam os vinhedos da família. Enfrentando o preconceito por ser mulher, os desafios políticos das Guerras Napoleónicas e a desconfiança dos homens que a rodeiam, assume a liderança da empresa e constrói uma marca que perdura até aos nossos dias como uma das mais prestigiadas casas de champanhe do mundo.

Com argumento de Erin Dignam e realização de Thomas Napper, o filme conta com as interpretações de Haley Bennett, Tom Sturridge, Sam Riley, Leo Suter e Ben Miles. 



Relay

Ash (Riz Ahmed) é um intermediário que vive de facilitar acordos entre corporações corruptas e vítimas ameaçadas pelo seu poder. Regido por um rigoroso código de conduta e habituado ao anonimato, mantém-se à margem do mundo sombrio em que se move.

Tudo muda quando é procurado por Sarah (Lily James), antiga funcionária de uma empresa de biotecnologia que descobriu documentos comprometedores e receia as consequências de os tornar públicos. Ao avaliar o caso, Ash percebe que há quem esteja disposto a tudo para silenciar Sarah e, pela primeira vez, vê-se forçado a quebrar o seu método habitual e a intervir directamente.
Com realização de David Mackenzie ("Young Adam", "Playboy Americano", "O Sentido do Amor", "Hell or High Water"), o filme conta ainda com Sam Worthington, Matthew Maher e Willa Fitzgerald no elenco.