Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Anjo da Sorte
Apesar das suas boas intenções, o anjo Gabriel é algo incompetente, pelo que lhe é geralmente confiada a tarefa de vigiar os pequenos deslizes da humanidade. Mas tudo muda quando o seu destino se cruza com o de Arj, um homem pobre que sobrevive com pequenos trabalhos, e com o de Jeff, um investidor habituado ao conforto e à abundância. Acreditando que ambos terão muito a aprender com as vivências um do outro, Gabriel decide trocar-lhes as existências.
Assim, Arj desperta rodeado de riqueza, enquanto Jeff se vê, pela primeira vez, confrontado com o verdadeiro significado de privação. O problema é que nenhum dos dois retira grandes lições da experiência: para o primeiro, o dinheiro resolve-lhe praticamente todos os problemas; para o segundo, a falta dele não lhe traz quaisquer ensinamentos nem recompensas morais.
Com Keanu Reeves, Seth Rogen, Keke Palmer e Sandra Oh nos papéis principais, o filme tem realização e argumento de Aziz Ansari, que assume também o papel de Arj.
Wicked: Pelo Bem
Apesar de um começo atribulado, as feiticeiras Elphaba e Glinda tornam-se aliadas na luta contra a tirania do Feiticeiro de Oz. Mas, neste segundo filme, os desafios aumentam: a relação entre Elphaba e Glinda é posta à prova por forças que ameaçam destruir tudo o que construíram. E enquanto a primeira se torna uma fugitiva, conhecida como a “Bruxa Má do Oeste”, a segunda ascende à corte do Feiticeiro como a “Bruxa Boa”.
Novamente com realização de Jon M. Chu (também responsável por “Justin Bieber’s Believe” ou “Ao Ritmo de Washington Heights”) e argumento de Winnie Holzman e Dana Fox, esta é a segunda parte da versão cinematográfica do musical da Broadway criado por Stephen Schwartz. O musical baseia-se no célebre romance “Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West”, de Gregory Maguire, que, por sua vez, dá nova voz a algumas das personagens conhecidas de “O Maravilhoso Feiticeiro de Oz”, escrito por L. Frank Baum e ilustrado por William Wallace Denslow em 1900. Cynthia Erivo e Ariana Grande regressam aos papéis principais, acompanhadas por Jonathan Bailey, Michelle Yeoh, Jeff Goldblum, Marissa Bode, Ethan Slater, Bowen Yang, Bronwyn James e Keala Settle.
O Natal dos Animais
Com o Inverno a instalar-se e o Natal quase a chegar, a floresta desperta coberta de neve, enquanto os animais, cada um com o seu próprio ritual, se preparam para a grande noite. Desde o pequeno lince ou o ouriço-cacheiro, ao pintainho que abre os olhos pela primeira vez ou ao urso que desperta da sua hibernação, todos sentem a magia nos seus corações.
Com realização colectiva de Olesya Shchukina, Natalia Chernysheva, Camille Alméras, Haruna Kishi, Caroline Attia e Ceylan Beyoğlu, este filme de animação, dirigido a crianças dos três aos sete anos, reúne cinco pequenas histórias protagonizadas por animais de diversas regiões do mundo. Apresentado em competição no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, conta, na versão original, com a dobragem da jovem cantora alemã Lisa-Marie Ramm. A versão portuguesa tem direcção musical de Vanessa Borges, apresenta vozes de crianças entre os seis e os 12 anos.



