quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Serões Musicais levam sonoridades Oitocentistas ao Palácio da Pena


Inspirado na atmosfera dos saraus promovidos no Palácio da Pena pelo rei-artista D. Fernando II, o ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena” apresenta quatro concertos, que se realizarão aos sábados à noite, de 4 a 25 de Março, às 21:00.

O Salão Nobre do Palácio será, tal como no tempo em que D. Fernando (1816-1885) ali viveu, o palco escolhido para estes eventos, preenchidos com música de câmara, para piano solo e repertório de canto do século Romântico (XIX), tal como era predileção do monarca e da sua segunda mulher, a condessa d’Edla, que naquele espaço regularmente recebiam numerosos artistas e intelectuais.

Vasco Dantas, um muito premiado jovem pianista português; a excelente soprano canadiana Siphiwe McKenzie, na sua estreia em Portugal; a consagrada violoncelista Irene Lima ou o barítono alemão Christian Hilz são apenas alguns dos nomes em destaque nesta 3.ª edição.

Mas nem só de música se farão os Serões Musicais na Pena: recriando o ecletismo cultural de D. Fernando, será dado espaço a outras artes, como a literatura e as artes plásticas.
A primeira estará presente sobretudo no último concerto, no dia 25, quer através de poemas cantados, quer ainda pela leitura de excertos do romance cavaleiresco da bela princesa Magalona, da autoria do romântico alemão Ludwig Tieck; mas também se fará sentir no concerto de abertura, dia 4, no qual se ouvirão, por exemplo, as três peças que Franz Liszt escreveu para piano solo, inspiradas em sonetos extraídos das ‘Rimas’ de Petrarca.
Já as artes plásticas irão intersetar os concertos de dias 11 e 18. Primeiro, por meio da figura multifacetada de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), cujo irmão, o pintor Columbano teve em D. Fernando e na condessa d’Edla importantes mecenas. Depois, pela não menos diversa personalidade artística de Alfredo Keil (1850-1907), compositor de inegáveis méritos, mas também pintor e poeta, que partilhava com D. Fernando o sangue germânico.
Por tudo isto, o presente ciclo, mais que momentos musicais de excelência, promete vivências culturais de grande riqueza.

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro e violetista Massimo Mazzeo. Os Serões Musicais integram a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que tem início, anualmente, em outubro, com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, e termina em junho, com os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra”.