quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Small Data de Martin Lindstrom


Martin Lindstrom é considerado um dos maiores gurus do branding e do marketing, e em Small Data apresenta um estudo interessante sobre o comportamento no campo do marketing. O autor desvenda várias técnicas para entender quais as são as principais tendências de consumo ao nível do marketing ao longo dos oito capítulos deste livro, sempre centrados nos pequenos detalhes que passam, na maioria das vezes, despercebidos ou que, simplesmente, não aparentam ter grande relevância, mas que podem revelar muito sobre o porquê dos comportamentos e atitudes de consumo dos seres humanos. 

«A melhor aproximação do que somos enquanto seres humanos deriva de misturarmos as pessoas que somos na Internet e fora dela, e de combinar os megadados com os pequenos dados. Tendo em conta que 90 por cento do que as pessoas expressam nas suas conversas são sinais não verbais, as nossas identidades mais verdadeiras podem ser encontradas se estudarmos quem somos nas nossas vidas, culturas e países. Esta amálgama de gestos, hábitos, gostos, aversões, hesitações, padrões de fala, decorações, palavras-passe, tweets, atualizações de estado e mais é aquilo a que chamo pequenos dados, ou small data», explica o autor. 
Martin Lindstrom já publicou pela Gestãoplus os livros: BrandSense - Os segredos sensoriais que nos levam a comprar, Brandwashed e Buy.ology - A Ciência do Neuromarketing.

Sobre o Autor

Martin Lindstrom é considerado um dos maiores gurus do branding e do marketing. É um marketeer, consultor, conferencista e investigador com mais de 20 anos de experiência. Entre os seus clientes encontram-se empresas como a Disney, a Mars, a Pepsi, a American Express, a Mercedes-Benz, a Reuters, a McDonald's, a Kellogg's e a Microsoft. É conhecido por estar sempre na vanguarda da investigação; foi um dos primeiros autores a desafiar os velhos conceitos de um marketing baseado em estratégias de apelo visual, e um dos investigadores pioneiros do neuromarketing. É autor de quatro livros, publicados em mais de 30 países. Colabora regularmente com artigos sobre marketing em media de destaque como USA Today, Fast Magazine, Contagious, The Times, Fortune, BBC 1, BBC World, BBC Radio, The Daily Telegraph, The Observer, The Washington Post, The Australian e The Independent.