quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Negócio dos leilões de itens antigos em crescimento


Todos temos algures em casa aquelas caixas escondidas com os objetos da nossa infância que vamos guardando. Com o passar do tempo, alguns desses objetos podem tornar-se em mais do que memórias de infância e alcançar valores de mercado inesperados.

“Os primeiros meses do ano são conhecidos por serem os mais longos, devido aos efeitos que os gastos com os presentes de Natal têm na carteira dos portugueses. E como contornar este problema? Indo até ao sótão das nossas casas, dos nossos pais ou dos avós, e procurar aqueles objetos que já não usamos há anos. O que acontece é que muitos destes itens são valorizados ao longo do tempo e transformam-se em pequenas fortunas sem nos apercebermos. Vender ou leiloar esses artigos poderá ser uma forma de ganhar algum dinheiro extra, sem grande esforço”, explica Alejandro Sánchez, Diretor-geral da Catawiki em Portugal.

Cartas de Pokémon, bandas desenhadas, cromos colecionáveis da Panini, moedas antigas ou a consola que está guardada há mais de 20 anos mas ainda funciona… A Catawiki, plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento, analisou quais os objetos que fazem parte da nossa infância e hoje ganham um novo valor de mercado no negócio dos leilões:

CARTAS POKÉMON
Em 2016, o Pokémon Go transformou-se num verdadeiro fenómeno à escala mundial. No entanto, se for uma das pessoas que há 20 anos atrás trocava cartas Pokémon na escola com os amigos e ainda guarda essas cartas, poderá estar na posse de uma pequena fortuna. As cartas raras são, nos dias de hoje, muito populares entre colecionadores que estão dispostos a pagar valores elevados por alguns itens mais raros. O Charizard brilhante que está guardado no sótão poderá valer um fim-de-semana a dois num hotel de luxo. O ano passado, uma carta muito rara da personagem Charizard foi vendida por 425 euros na plataforma da Catawiki. 

LIVROS DE BANDA DESENHADA
As bandas desenhadas não têm todas o mesmo valor, mas as que se encontram em boas condições e pertencem a artistas europeus conhecidos, tais como Hergé (Tintin), Giraud/Moebius (Blueberry/Silver Surfer) e Uderzo (Astérix), são muito populares entre colecionadores. Os livros de Hergé, o criador de Tintin, são famosos em vários países da Europa. Considerado o pai da banda desenhada como a conhecemos nos dias de hoje, a sua personagem Tintin surgiu, pela primeira vez, em 1929. Uma primeira edição rara de “Tintin au pays des soviets” foi recentemente leiloada na Catawiki por 30 mil euros.

DISCOS DE VINIL
Os registos de vendas de discos em vinil ultrapassam os downloads digitais, pela primeira vez desde que estes últimos foram lançados. De acordo com a Federação Internacional de Indústria Fonográfica, as vendas de vinil na primeira semana de Dezembro de 2016 atingiram um recorde de 2,9 milhões de euros, em comparação com os 2,4 milhões no digital. Os exemplares mais valiosos podem chegar aos milhões de euros, e estes nem sempre são os mais conhecidos. Um dos mais valiosos discos é o dos The Quarrymen, uma banda de 1958 composta por Paul McCartney, John Lennon e George Harrison antes de se tornarem nos Beatles, alguns anos mais tarde. Está avaliado em 235 mil euros pela Record Collector e inclui a canção “That’ll Be The Day”.

VINHO DO PORTO
Os vinhos do Porto traduzem-se numa das mais procuradas categorias de vinhos na plataforma de leilões da Catawiki, onde se podem encontrar vinhos únicos e exclusivos de todo o mundo. É uma categoria de produtos de identidade portuguesa que conta com milhares de entusiastas em todo o mundo que seguem de perto estes leilões. O investimento no vinho é um fenómeno relativamente recente mas em franco crescimento, com mais de 4.300 vinhos do Porto e outros vinhos doces a terem sido arrematados através da plataforma, apenas no último ano.  Recentemente, um Porto Vintage Quinta do Noval Nacional 2000/2001 foi vendido por 1.000 euros na Catawiki.

GAME BOY
A primeira edição do Game Boy da Nintendo foi lançada em 1989. Nos dias de hoje, estas consolas portáteis podem alcançar valores verdadeiramente surpreendentes em leilões, assim como outras consolas mais antigas da década de 1990. Se estiver na posse de um destes objetos e tiver curiosidade em saber o atual valor de mercado, pode utilizar o serviço de avaliação gratuita da Catawiki, disponível em Portugal.

Todas as semanas são leiloados mais de 35.000 objetos na Catawiki, pertencentes a 80 categorias diferentes, e onde se podem encontrar objetos de qualquer parte do mundo, que vão desde carros clássicos, bolsas e relógios vintage, selos e moedas, bem como outras curiosidades e peças exclusivas.