terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Vencedores da 7ª edição do Córtex - Festival de Curtas Metragens de Sintra


O júri, composto por Anabela Moreira, Cíntia Gil, Cláudia Varejão, Leonor Silveira e Vasco Viana, escolheu o filme "Onde foi a Minha Sorte", de Pedro Gonçalves, como Melhor Curta-Metragem da Competição Nacional. "Começar a fazer filmes tem a ver com viver medos e aprender a ser certeiro, mesmo quando não se sabe nada do que aí vem. Este filme é isso: a força do começo. A criança, a ferida escondida, a energia no chuto bola. Esta força do começo trás-nos a nós a alegria de descobrir imaginações jovens que têm a seriedade de assumir que querem filmar", afirma o júri desta edição do Festival.

Na Competição Internacional, o Prémio de Melhor Curta foi atribuído a "Nach dem Spiel" (After Play), filme alemão realizado por Aline Chukwuedo. O júri considerou que "em sete minutos uma temporalidade deusa, uma construção poética extremamente sensível à solidão, à mentira. Um filme de grande simplicidade e inteligência na apropriação de recursos surpreendentes". Foi ainda atribuído ao filme sul-coreano "The Chicken of Wuzuh", de Sungbin Byun, uma menção honrosa.

Nesta edição do Córtex também o público teve a possibilidade de votar, tendo eleito o filme português "Campo de Víboras", de Cristèle Alves Meira.

Na secção Mini-Córtex, filmes destinados ao público infantil, foi premiado a curta de animação norte-americana "True Colors" da realizadora Nicole Morconiec. 

Prémio do Júri
Competição Nacional: "Onde foi a Minha Sorte", de Pedro Gonçalves
Competição Internacional: "Nach dem Spiel" (After Play), de Aline Chukwuedo    
Menção Honrosa: "The Chicken of Wuzuh", de Sungbin Byun

Prémio do Público: "Campo de Víboras", de Cristèle Alves Meira
Prémio Mini-Córtex: "True Colors", de Nicole Morconiec