quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Estreias de cinema de 26 de Outubro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Thor: Ragnarok

No terceiro filme da saga das suas aventuras em nome próprio, Thor, o super-herói da Marvel que encarna um deus nórdico, é capturado e obrigado a entrar em lutas de gladiadores contra Hulk, seu colega nos Vingadores. Tudo enquanto tenta salvar Asgard, o seu reino, do apocalipse.
Thor e Hulk continuam a ser interpretados por Chris Hemsworth e Mark Ruffalo, respectivamente, mas há nova vida por aqui: Taika Waititi, o idiossincrático realizador de culto neozelandês responsável por filmes como "O que fazemos nas sombras" ou "Hunt For the Wilderpeople" (que não teve estreia entre nós), está atrás das câmaras, além de dar voz a um das personagens. No elenco, Tom Hiddleston volta como Loki, o irmão e rival de Thor, acompanhado por nomes estreantes ou repetentes neste universo como Tessa Thompson, Cate Blanchett, Jeff Goldblum, Anthony Hopkins, Idris Elba ou Benedict Cumberbatch. 



O Outro Lado da Esperança

O finlandês Aki Kaurismäki regressa ao seu estilo cómico seco para lidar com a crise dos refugiados, sem qualquer pudor em mostrar o racismo e a violência a que migrantes podem estar sujeitos. O filme centra-se em Khaled (Sherwan Haji), um mecânico sírio que acaba em Helsínquia, e na sua interacção com um vendedor de camisas (Sakari Kuosmanen) que anda de cidade em cidade. Este ganha uma quantia assinalável a jogar póquer e compra um restaurante, onde acaba por empregar Khaled. 



Jigsaw - O Legado de Saw

John Kramer (Tobin Bell), o sádico que é o principal responsável pela tortura toda da saga "Saw", está morto há mais de dez anos. Apesar disso, alguns homicídios macabros resultam numa série de cadáveres, todos mortos de uma maneira que seria bastante típica de Jigsaw, o nome pelo qual Kramer é conhecido.
Depois de "Saw 3D - O Capítulo Final", de 2010, retoma-se aqui a popular saga de terror iniciada por James Wan – aqui produtor executivo – em 2004.