segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Festival de teatro ORIENTE-SE despede-se com espectáculo sobre Florbela Espanca


No dia 4 de Novembro, às 21h30, no Auditório Fernando Pessa, o ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador recebe o Grupo Teatro Renascer, de Esmoriz, que apresenta “Flor Alma Espanca”, considerada uma das dez melhores peças de 2016, pela Federação Portuguesa de Teatro. O último espectáculo apresentado na primeira edição do ORIENTE-SE é uma valiosa interpretação histórica da vida atribulada de Florbela Espanca.
O Festival ORIENTE-SE teve início no dia 30 de Setembro e termina este sábado, 4 de Novembro, acolhendo seis grupos oriundos de várias zonas do País. O anfitrião deste Festival é o Teatro Contra-Senso, grupo de teatro amador, sediado em Marvila, que este ano celebra duas décadas. A criação desta festa do teatro é a forma de comemorar o seu vigésimo aniversário. O actor Pedro Górgia é o Padrinho desta primeira edição de Oriente-se.

FLOR ALMA ESPANCA

Um dia como os outros este de 8 de Dezembro. Corria o ano de 1894. Não nos dizem as crónicas se o frio era muito ou pouco, se chovia ou se a noite estava com bom lugar. Rectificamos. A noite era de sete para oito na cronologia dos dias. Foi nessa noite que em Vila Viçosa nasceu uma menina. O nome da mãe consta dos registos. Antónia da Conceição Lobo. E falamos da mãe porque, até à altura da sua nascença, o pai era incógnito. Apenas se declara como progenitor na noite do nascimento da filha. Dá pelo nome de João Maria Espanca. E nessa mesma noite o nome da nascida havia de ser feito. Assim ficou como Flor Bela de Alma da Conceição. É sempre bom quando tudo acaba em bem sabendo-se, de antemão, que a nascida não era desejada nem do lado da mãe, nem do lado do pai. Porém nasceu. Sã e escorreita. E uma vida ia começar. 

Historial do Grupo Teatro Renascer

A constituição oficial do Grupo Teatro Renascer, de Esmoriz, deu-se a 30 de Junho de 1992 e, nos estatutos, o seu destino ficou traçado: “A associação tem por fim representar peças de autores nacionais e estrangeiros, organizar espectáculos de nível cultural e publicar boletins informativos”. Um destino implacável que se vai cumprindo e repartindo pelas pessoas que se orgulham de tomar parte nele. Se a revista foi o género que marcou os primeiros anos de vida do grupo, a vontade de experimentar e mostrar variedade levou-o a peças infantis, dramas e comédias. Em 2000, iniciou o seu projecto mais importante, o Festival de Teatro de Esmoriz, com o qual todos os anos recebe grupos de teatro de diversas origens.