quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Estreias de cinema de 19 de Outubro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Paixão de Van Gogh

Este "biopic" sobre Vincent Van Gogh apresenta-se como a primeira longa-metragem "completamente pintada do mundo". Para animar o filme, foram pintados e repintados 853 quadros a óleo, feitos por mais de 100 artistas diferentes, a partir de 130 obras do lendário pintor holandês. Ao todo, 65 mil fotogramas. A história foca-se mais na morte do que na vida do artista, com a acção a desenrolar-se um ano após a sua morte e pessoas a tentarem perceber o que é que aconteceu ao certo a Van Gogh. 
Um filme de Hugh Welchman, o animador britânico responsável pela BreakThru Films, produtora que ganhou um Óscar pela curta Pedro e o Lobo em 2006, e da sua esposa, a polaca Dorota Kobiela, que no currículo o filme familiar The Flying Machine, nunca saído em Portugal. Robert Gulaczyk, actor polaco conhecido pelo trabalho no teatro e com pouco créditos no cinema, dá voz ao torturado Van Gogh, num elenco que inclui também Douglas Booth, Jerome Flynn, Saoirse Ronan e Chris O’Dowd.



Porto

Com produção executiva de Jim Jarmusch, este filme de Gabe Klinger, que antes tinha realizado o documentário Jogo Duplo: James Benning e Richard Linklater, é notório por ter sido rodado e se passar no Porto, e por ser um dos últimos filmes (o derradeiro como protagonista) de Anton Yelchin, que morreu em Junho de 2016. É a história, contada de forma fragmentada e não-linear, do amor entre um norte-americano e uma francesa um pouco mais velha (Lucie Lucas), que se encontram no Porto mas depois têm dificuldade em voltarem a estar juntos. A narrativa vai alternando entre o tempo que passaram juntos e depois as alturas em que estão ambos sozinhos, com diferentes formatos e representações visuais. A produção está a cargo, entre outros, do realizador português Rodrigo Areias.



O Castelo de Vidro

Em 2005, a autora Jeannette Walls escreveu um livro de memórias sobre a sua infância disfuncional, quando vivia em pobreza e a sua família mudava de casa constantemente, entre o Arizona e a Califórnia, para fugir a dívidas. O pai era alcoólico; a mãe, artista. Ambos tentavam distrair os filhos da pobreza através do estímulo à imaginação deles.
Passados 12 anos, a história é adaptada ao cinema por Destin Daniel Cretton, que realizou "Temporário 12" em 2013 e, um ano antes, o não lançado entre nós "I'm Not a Hipster". O elenco inclui Brie Larson (estrela de "Temporário 12"), Woody Harrelson, Naomi Watts e Max Greenfield.