sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Teatro Vitrine apresenta história real de avô, escrita pelo neto


“O Mais Longo Verão” é a terceira peça a ser apresentada no ORIENTE-SE – Festival de Teatro Amador, amanhã, às 21h30, no Auditório Fernando Pessa. Esta será uma das peças mais emotivas deste Festival. Escrita pelo neto, conta a história verídica do avô, desde a sua decisão de emigrar a salto para França até ser capturado na fronteira entre Espanha e França. Daí foi levado para a Legião Estrangeira Francesa, no norte de Africa, onde se viu obrigado a permanecer durante seis anos. “O Mais Longo Verão” é uma peça do Teatro Vitrine, de Fafe.

O Festival ORIENTE-SE teve início no dia 30 de Setembro e prolonga-se até 4 de Novembro, acolhendo seis grupos oriundos de várias zonas do País. O anfitrião deste Festival é o Teatro Contra-Senso, grupo de teatro amador, sediado em Marvila, que este ano celebra duas décadas. A criação desta festa do teatro é a forma de comemorar o seu vigésimo aniversário. O actor Pedro Górgia é o Padrinho desta primeira edição de Oriente-se.

O Mais Longo Verão
Gervásio von Doellinger estava longe de imaginar o que o destino lhe havia reservado, quando, naquela manhã de 64, partiu de Fafe a salto para França. É capturado pela polícia francesa em Hendaye e, sem hipótese de escolha, é obrigado a viajar para Reggane, no coração do norte de África, para ingressar na Legião Estrangeira Francesa. Lá permaneceu seis anos e, durante esse tempo, viveu o mais longo Verão de que há memória. Esta, para além de ser uma história verídica de um Legionário Português, é também uma história real de sobrevivência em nome do Amor.

Sobre o Teatro Vitrine
O Teatro Vitrine nasceu em Fafe, em 1998, e desde muito cedo, teve como missão a procura de itinerâncias teatrais, levando os espetáculos a terras do interior norte de Portugal, onde a maioria das grandes produções nacionais não chega. Ao longo de toda a sua história o Teatro Vitrine apresentou diversos géneros teatrais desde comédias, musicais, sátiras, farsas, dramas, revistas, sketches, pequenas performances, apresentação de obras literárias, leitura de poemas, para público adulto e infantil, em espectáculos de palco e de rua, um pouco por todo o País, em festivais, concursos e mostras. O Teatro Vitrine acredita que os sonhos são para ser transformados em realidades vividas e o seu lema é, por isso, “Em representação de um sonho”.