quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Sopro, de Tiago Rodrigues, no D. Maria II


Após a estreia no Festival de Avignon, Sopro apresenta-se agora no Teatro Nacional D. Maria II. Um espetáculo de Tiago Rodrigues, com Beatriz Brás, Cristina Vidal, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Sofia Dias e Vítor Roriz.

De 2 a 19 de Novembro, o D. Maria II apresenta Sopro. Um espetáculo de Tiago Rodrigues, estreado a 7 de Julho no Cloître des Carmes (França), no âmbito do Festival de Avignon - um dos mais importantes festivais de artes performativas do mundo.

Descrito pelo jornal francês, Le Figaro, como "uma homenagem vibrante ao teatro e àqueles que o fazem”, chega agora à Sala Garrett, num palco atrás do qual a sua protagonista, Cristina Vidal, ponto do D. Maria II há mais de 25 anos, tantas vezes se manteve incógnita. Neste espetáculo, esta guardiã de uma profissão em vias de extinção aparece pela primeira vez sob os holofotes, acompanhada por cinco atores e centenas de fantasmas. Consigo, são evocadas as histórias reais e ficcionais de um teatro agora em ruínas. Que teatro habita  a sua imaginação e a sua memória? Que mundo nos pode  dar a ver, usando apenas o seu sopro invisível?

A 16 de Novembro, às 18h30, na FNAC Chiado, decorrerá o lançamento do livro Como ela morre / Sopro. Uma edição do D. Maria II e da Bicho do Mato, que reúne os dois mais recentes textos de Tiago Rodrigues.